O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro.
Procure imediatamente um médico se: - O ferimento permanecer sujo mesmo depois de lavado. - Parte do objeto ficou no ferimento. - O objeto perfurante (como o prego) ou o local onde houve o acidente estava muito sujo.
Buscando ajuda médica. Procure um médico para tomar a vacina contra tétano se você ainda não o fez ou para tomar a segunda dose. Se você não foi vacinado contra a doença e se ferir com algum objeto enferrujado, independentemente do tamanho da ferida, procure ajude médica imediatamente.
O tétano é uma doença infecciosa causada pela toxina produzida por uma bactéria denominada de Clostridium tetani.
Assim, em pequenas quantidades não há grandes problemas de saúde, mas em grandes quantidades, a ferrugem pode causa problemas graves, como doenças cardíacas, diabetes e cirrose.
Se sua panela de ferro já estiver enferrujada Num recipiente onde caiba a panela, preencha metade do volume com água e a outra metade com vinagre branco. Coloque a panela dentro do recipiente. Ela tem que ficar imersa no líquido! ... Após isso, lave com água e depois seque-a bem.
Passo a passo
Como remover ferrugem? Um removedor de ferrugem bem fácil de ser feito é uma solução de bicarbonato de sódio com água. Misture os ingredientes até criar uma pasta. Depois, com uma escova de dentes, aplique a pasta no local enferrujado e deixe agir por doze horas.
O vinagre branco reage com a ferrugem, dissolvendo-a no metal. Para desenferrujar sua ferramenta com esta dica, basta mergulhar a ferramenta no vinagre ou, caso ela seja muito grande, passá-lo nela enrolando um pano embebido no ingrediente. Depois de deixar um pouquinho, enxágue e seque - sua ferramenta estará novinha!
Pressione um pedaço de lã de aço contra a mancha de ferrugem nos vãos da grelha e esfregue a área enferrujada em um movimento circular, para eliminar a maior parte da corrosão.
Em um recipiente plano, coloque as ferramentas enferrujadas, coloque sal sobre elas e depois esprema suco de limão até banhá-las completamente. Deixe a mistura agir por duas ou três horas. Depois remova a ferrugem com a própria casca do limão.
Existem duas maneiras: a primeira é a remoção da ferrugem através de um processo de decapagem do metal, onde o produto Quimox dissolve a ferrugem da superfície, que é então removida pela lavagem com água. A segunda maneira é utilizar o P.C.F.
A primeira dica do especialista é passar uma lixa de grão 600 sobre a área afetada pela ferrugem para tirar a camada; fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passar com uma escova de dentes. "Dá para usar, principalente, dentro da geladeira. Tem que deixar umas doze horas.
Removendo ferrugem com eletrólise Alguns métodos são utilizados, entre eles, a eletrólise. Para isso, basta encher um balde plástico com água. A quantidade deve ser suficiente para submergir o objeto com óxido de ferro. Em seguida, acrescenta-se uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada três litros de água.
Limpar ferrugem com vinagre é um dos métodos caseiros mais utilizados. Mergulhe a ferramenta por 48 horas no produto e depois esfregue com uma esponja de aço. Poderá ser necessário repetir a operação para a limpeza completa. Após essa etapa, seque bem a ferramenta e finalize com óleo vegetal.
Para fazer a limpeza do aparelho prejudicado pelo vazamento de pilhas alcalinas, o usuário vai precisar de um ácido caseiro, como vinagre ou suco de limão. Pelo fato de conterem hidróxido de potássio, que pode causar irritação na pele e nos olhos, é fundamental usar luvas e óculos de proteção.
Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.
No litoral a ferrugem se desenvolve com muito mais frequência, por causa da grande concentração de vapor d'água e oxigênio. Quando o objeto fica totalmente imerso na água ele enferruja mais lentamente do que quando exposto ao vapor d'água. O ferro só se junta ao oxigênio do ar quando solta elétrons.