EQST

O Que Eram As Capitanias Hereditrias Explique?

O que eram as capitanias hereditárias explique?

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

Quais os resultados positivos e os problemas que a colonização pelo sistema de Capitanias Hereditárias apresentou?

Os problemas eram a falta de dinheiro e de interesses dos donatários, a hostilidade indígena, o isolamento das capitanias entre si e com Portugal, a grande descentralização política, falta de terras férteis (principalmente ao cultivo de cana-de-açúcar).

Qual a vantagem do sistema de capitanias hereditárias para o Rei?

Estas enormes faixas de terras, conhecidas como Capitanias Hereditárias, foram doadas para nobres e pessoas de confiança do rei. Estes que recebiam as terras, chamados de donatários, tinham a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região.

Qual foi a vantagem desse sistema para o governo português?

Sendo assim, o sistema de capitanias hereditárias garantia a exploração econômica da colônia sem que fosse necessário desembolsar grandes quantidades de dinheiro. Portugal tinha apenas o trabalho de fiscalizar e arrecadar os impostos que lhe eram de direito.

Qual era a principal diferença entre o sistema de capitanias hereditárias e o governo-geral?

As capitanias hereditárias era um sistema de governo descentralizado, dividindo a região brasileira em 15 faixas de terra e o governo-geral foi um sistema centralizado de governo após o fracasso das capitanias e seus donatários.

Quais eram os deveres de um donatário?

Direitos e Deveres dos Donatários

  • Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las.
  • Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte.
  • Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura.