Cada um dos participantes fica com uma bolinha na mão. O primeiro jogador coloca a bola na linha desenhada e bate nela com o dedo polegar, pegando impulso no indicador, em direção às bolinhas que estão no círculo. Se ele conseguir bater nas bolinhas e algumas saírem do círculo, pode pegar todas as que escaparam.
Jeito de brincar Para saber quem começa a brincadeira, os participantes fazem uma risca no chão, ficam a uns três metros de distância dali e jogam a bila (bolinha de gude). Quem se aproximar mais da linha é o primeiro a jogar. Cada um dos participantes coloca a bila no chão e reserva outras na mão.
Uma das brincadeiras mais popularizadas consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.
Um participante por vez lança sua bila tentando aproximá-la ao máximo de uma das linhas do triângulo. Depois que todos fazem seus lançamentos, se aproximam do triângulo para verificar quem conseguiu chegar mais perto. O que chegar mais perto será o primeiro a jogar e assim sucessivamente.
Os jogadores posicionam-se no vértice do triângulo oposto a linha traçada. Cada jogador deve lançar uma bolinha em direção a linha. ... O objetivo do jogo é caçapar as bolinhas que estão dentro do triângulo . Ganha quem conseguir caçapar o maior número de bolinhas.
Tipos de bolas de gude
Jeito de brincar Os participantes riscam um triângulo no chão e colocam cada um o mesmo número de bolinhas dentro dele. Depois, riscam uma linha a uma distância de dois passos largos do triângulo. Se um jogador acertar uma bolinha e tirá-la do triângulo, ela passa a ser dele.
É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
Jeito de brincar Para a brincadeira, é preciso ter uma chave de fenda ou outro objeto com ponta. Os participantes desenham dois triângulos no chão (de preferência de barro ou areia da praia molhada), um de cada lado. Depois, eles têm que tentar fincar a chave de fenda no chão, na direção do triângulo do adversário.
Afinal, o que é brincar na contemporaneidade? Amarelinha, queimada, bola, boneca, polícia e ladrão, esconde-esconde, pega-pega, ciranda, jogo do bafo: quem foi criança até meados da década de 90 conhece bem essas brincadeiras, que preenchiam tardes e finais de semanas inteiros na rua.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
Dez brincadeiras de rua que fazem a cabeça da criançada
5 brincadeiras modernas para curtir com os amigos, filhos e sobrinhos
11 brincadeiras divertidas e econômicas