O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração.
A difusão deve-se pelo fato das partículas estarem em constante movimentação. Para que aconteça, duas condições fundamentais devem existir: A membrana celular deve ser permeável a substância que será transportada; Deve haver diferenças de concentração dessa substância entre a célula e o ambiente externo.
A velocidade de difusão é controlada e limitada pela disponibilidade das permeases, e não pela concentração do soluto, ou seja, se todas as enzimas membranares estiverem com seus sítios ocupados, em atividade máxima de transporte, nenhuma influência terá a concentração do soluto, com relação à velocidade de difusão da ...
O transporte passivo é a passagem de uma substância, através da membrana, de uma região onde está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. ... Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Difusão simples Essas moléculas podem ser o O2, CO2, NO, esteróides, glicerol, ácidos graxos, entre outras moléculas enquadradas nesse sistema.
A membrana plasmática é uma estrutura semipermeável da céula, ou seja, com permeabilidade seletiva. Essa característica permite que a célula troque substâncias com o meio extracelular, tais como como glicose, aminoácidos, oxigênio, gás carbônico, amônia, sais minerais e água, por exemplo./span>
Resolução: A) A ouabaína desabilita a bomba de Na+ e K+, ou seja, o transporte ativo de íons (bomba) na membrana. ... Assim teremos o comprometimento da manutenção do potencial da membrana e o desequilíbrio do fluxo osmótico por causar variações das concentrações das soluções intracelular e extracelular.
fagocitose
Transporte. A membrana plasmática é responsável pelo controle de saída e entrada de substâncias que devem entrar na célula e as que devem sair. O transporte pela membrana pode ser feito de duas formas: transporte passivo (onde não há gasto de energia) e o transporte ativo (quando ocorre gasto de energia).