No ciclo do oxigênio, o oxigênio é produzido por meio da fotossíntese e consumido pelo processo de respiração. O oxigênio gasoso da atmosfera (O2) é utilizado por alguns organismos no processo de respiração celular, um processo aeróbio de produção de energia.
Os processos de fotossíntese, respiração e decomposição são essenciais para o ciclo do carbono. A ação do ser humano tem provocado um aumento do gás carbônico disponível na atmosfera, acentuando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
Segunda etapa do ciclo da água Nesse momento, ocorre outro processo chamado de condensação. Ele é que transforma o vapor de água em pequenas gotículas que vão, em seguida, formar as chuvas.
Resposta. , a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos.
Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. ... (Enem) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares.
Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração.
O conceito de ciclo hidrológico (Figura 4) está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera.
- Água salgada: presente, principalmente, em mares e oceanos ela corresponde a 97,5% do total de água do planeta Terra. - Água doce: presente, principalmente, em rios, lagos e geleiras, corresponde a 2,5% do total de água do planeta. - Geleiras: representa cerca de 67,5% da água doce do planeta.