EQST

O Que D Fraco?

O que é D fraco?

Uma característica peculiar do antígeno D é o chamado D Fraco. Consiste numa variante fenotípica do antígeno Rh, que reage fracamente nos testes de tipagem Rh, e que essa menor expressão da proteína RhD na membrana eritrocitária se deve a alterações qualitativas na sua porção intramembranar.

O que é pesquisa de fator RH inclui D fraco?

No início do pré-natal, o médico vai pedir vários exames de sangue de rotina, e um deles é o de tipagem sanguínea, para descobrir qual é seu grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e se você é fator Rh positivo ou negativo. Quem é Rh positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos.

Como fazer o teste do D fraco?

O antígeno D- fraco é uma variante do antígeno D e tão antigênico quanto ele. Realizar a coleta do sangue em tubo com Edta. Após 15 minutos, centrifugar o tubo para separação do plasma em tubo limpo e seco. Lavar as hemácias 3 vezes com solução fisiológica.

Como é classificado o fator RH de um paciente em que o resultado da determinação do fator RH foi negativo e A pesquisa de antígeno D fraco foi positiva?

Existem pessoas RhD positivo, negativo ou fracamente positivo (fator Du). Portanto quando o paciente apresenta fator Rh negativo ou duvidoso deve ser feito a confirmação através do fator Du. Caso apresente Du positivo e Rh negativo o paciente é tratado como RhD positivo ou RhD positivo fraco.

O que quer dizer fator Rh D positivo?

O que caracteriza o fenótipo Rh D positivo é a presença do gene RHD, que diferencia do fenótipo Rh D negativo que no processo de conversão gênica, há deleção total do gene RHD através da “Rhesus Box”, acarretando a ausência total do antígeno D (MCGANN et al, 2012).

Por que certos portadores do fator Rh positivo podem se comportar como Rh negativo após exposição com o antígeno D?

A ocorrência de aloimunização se deve à falta de alguns epítopos do antígeno D em decorrência de variantes alélicas secundárias a mutações de ponto ou a conversões gênicas.

Quando o pai tem sangue negativo e a mãe positivo?

Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.

Quais tipos sanguíneos são compatíveis?

Tabela de compatibilidade para doação de sangue

Qual o tipo de sangue mais difícil de se encontrar?

O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo.

Como saber que tipo de sangue é o meu?

A forma mais rápida e fácil de descobrir é procurar por um exame de sangue que já tenha feito. Se você costuma guardar esse tipo de documento, pode descobrir se é A, B, AB ou O em alguns minutos após uma rápida consulta.

Qual exame faz para saber tipo sanguíneo?

Pelo hemograma é possível saber a tipagem sanguínea, de acordo com as estruturas presentes nos glóbulos vermelhos. Saber seu tipo sanguíneo é muito importante para doação ou transfusão sangue que podem ser necessárias em algum momento da vida.