GALINHA CAIPIRA - A VERDADEIRA GALINHA DOS OVOS DE OURO! Uns as chamam de “pé duro”, outros de “pé sujo dos terreiros”. ... As galinhas caipiras, resultantes do cruzamento aleatório de várias raças, vêm atraindo os produtores por serem rústicas e resistentes à doença.
ISA BROWN. Com toda certeza, são as galinhas mais utilizadas na produção de ovos em sistemas caipiras e confinados free cage em todas as américas.
Nem gordo nem magro, mas que seja carnudo. A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.
Reprodução. O sucesso reprodutivo de galinhas caipiras está diretamente relacionado com o estado nutricional e sanitário do plantel. Outros fatores como idade, porte, adaptação ao ambiente e relação macho:fêmea também influenciam bastante nos resultados.
"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. Água limpa e fresca também não pode faltar.
Os sistemas com gaiolas convencionais têm maior facilidade de manejo, consequentemente, o controle sanitário é maior devido à possibilidade de maior higienização, comparadas aos sistemas alternativos. Porém, as gaiolas convencionais não estão de acordo com as normas de bem-estar das aves.
5 – 10 anos