A colestase é uma condição na qual a bile não consegue fluir de forma adequada através desses ductos e, quando esse fluxo é interrompido ou prejudicado devido a problemas no próprio fígado, chama-se colestase intra-hepática.
Ursacol® contém como princípio ativo o ácido ursodesoxicólico, que é um ácido biliar fisiologicamente presente na bile humana, embora em quantidade limitada. O ácido ursodesoxicólico inibe a síntese hepática do colesterol e estimula a síntese de ácidos biliares, restabelecendo desta forma o equilíbrio entre eles.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas.
Os principais riscos são inflamação na vesícula, Colecistite aguda ou crônica, pancreatite biliar e coledocolitiase. Cálculos na vesícula são fatores de risco para desenvolvimento de tumor na vesícula. Procure um cirurgião do aparelho digestivo de sua confiança para orientações .