A síndrome do desconforto respiratório (SDR) do recém-nascido (RN) ou doença da membrana hialina é a expressão clínica decorrente da deficiência do surfactante alveolar associada à imaturidade estrutural dos pulmões, complicada pela má-adaptação do RN à vida extra-uterina e pela imaturidade de múltiplos órgãos.
Trata-se de um distúrbio benigno que acomete de 1% a 2% dos RN vivos(1,2). Caracteriza-se por desconforto respiratório precoce com taquipnéia, gemido expiratório, leve retração subcostal e intercostal, dilatação nasal ou batimento de asa de nariz e cianose(1-3).
Esta falta de padrão é completamente normal nos primeiros meses, então, não precisa se preocupar. A respiração é tão irregular que é normal até que o bebê fique um tempo sem respirar — cerca de 10 segundos — e retorne às respirações como se nada tivesse acontecido.
Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e o colo costuma ser a melhor solução. Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada, no colo ou no carrinho.
O que fazer: Uma das formas de evitar a ardência do nariz provocada pelo tempo seco é colocando uma bacia com água no quarto, pois ajuda a deixar o ar um pouco úmido. Além disso, é importante beber bastante água e fazer lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Veja como fazer a lavagem nasal.
Segundo a médica, utilizar umidificadores, inalar água quente, tomar banhos na mesma temperatura ou até fazer sauna são formas eficazes para umidificar as mucosas nasais. Essa prática é uma importante aliada na prevenção de doenças que surgem nesta época do ano, como rinite e sinusite.
O ressecamento, como o próprio nome já diz, é o resultado da queda das taxas hormonais. Essa baixa de hormônios femininos, especialmente o estrogênio, resulta em ressecamento da mucosa, a chamada atrofia das células, isso faz com que essas células não trabalhem adequadamente, diminuindo a lubrificação.
2. Faça a limpeza e a hidratação nasal – Lavar as narinas diariamente ajuda a fortalecer os mecanismos de defesa do sistema respiratório. Isso porque hidrata a mucosa nasal e ajuda a tornar as secreções normais do nariz mais líquidas (sendo expelidas mais facilmente).
Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, confira as dicas para amenizar a baixa umidade.
É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
Desidratação. A desidratação acontece quando a água disponível no organismo é insuficiente para o seu bom funcionamento, gerando sintomas como sede excessiva, boca seca, dor de cabeça intensa e cansaço.