A conciliação medicamentosa consiste na análise completa e precisa dos medicamentos de uso habitual do paciente, listando-os e comparando com a prescrição em todas as transições de cuidado (admissão, alta hospitalar ou transferência entre unidades de internação).
Por sua vez, o serviço de revisão da farmacoterapia representa a análise estruturada e crítica dos medicamentos que o paciente faz uso, com a finalidade de minimizar a ocorrência de problemas relacionados à farmacoterapia, melhorar a adesão ao tratamento e os resultados terapêuticos4.
"Problema de saúde autolimitado: enfermidade aguda de baixa gravidade, de breve período de latência, que desencadeia uma reação orgânica a qual tende a cursar sem dano para o paciente e que pode ser tratada de forma eficaz e segura com medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não ...
Os principais objetivos dessa área, são promover a utilização correta e adequada dos medicamentos e minimizar o risco de efeitos adversos induzidos por um tratamento. Os conceitos de Farmácia Clínica já são utilizados há anos em países da Europa e EUA, e vem ganhando destaque no Brasil, principalmente na última década.