Capsulite adesiva ou ombro congelado Geralmente, a dor surge sem uma causa aparente, mas ela também pode estar relacionada a alguma lesão, mau jeito ou cirurgia anterior do ombro ou mesmo relacionada a algumas doenças como diabetes e doenças da tireoide. A capsulite adesiva do ombro possui três fases.
Capsulite adesiva - causas Dentro das causas conhecidas mais frequentes de capsulite adesiva ou retrátil, encontram-se o traumatismo, com ou sem fratura associada, a cirurgia ou causas sistémicas, como a diabetes ou doenças da tiróide.
A capsulite adesiva é uma doença que provoca inflamação, fibrose, espessamento e rigidez da cápsula articular, levando à dor e à impotência funcional do ombro. A capsula, que normalmente é um tecido elástico, torna-se rígida e bastante dolorosa.
Quando a dor no ombro persiste por mais de dez dias, mesmo após o uso de analgésicos comuns, procure um profissional. Um ortopedista, um reumatologista, um fisiatra (médico focado em reabilitação) ou um especialista em dor podem avaliá-lo.
O bloqueio do nervo supraescapular (BNSE) é um método eficaz e seguro no tratamento da dor em enfermidades crônicas que acometem o ombro, como lesão irreparável do manguito rotador, artrite reumatoide, tendinite calcária, câncer, sequelas de AVC e capsulite adesiva1,2.
O bloqueio de nervos periféricos é um tipo de anestesia parcial que tem por objetivo controlar a dor de uma forma mais duradora. Com essa técnica anestésica é possível reduzir a utilização de medicamentos analgésicos sistêmicos potentes tanto no intraoperatório como no pós-operatório.
O efeito da infiltração dura de 90 dias a mais de um ano, dependendo da medicação, da articulação e do tempo de repouso após a infiltração.
A infiltração consiste em aplicar uma injeção com medicações ao redor de um tendão, em uma bursa ou dentro do espaço articular. Existem inúmeros tipos de infiltração com diferentes tipos de medicações.
A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que se empregam ondas de radiofreqüência para o tratamento da articulação dolorosa da coluna (a articulação interapofisária.