Entre os objetivos mais comuns, estão o desenvolvimento, a melhoria e a inovação. Os três pontos de atenção geram diferentes tipos de cobrança para o profissional ao serem desdobrados em metas.
Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.
Na avaliação 360, todos os envolvidos na rotina do trabalho são incluídos no processo de análise e, por isso, é uma das mais completas e eficientes formas de mensurar desempenho.
Na autoavaliação, o colaborador responde um questionário sobre si mesmo. Posteriormente, em conjunto com seu superior, pensam em maneiras de melhorar sua performance. Assim, juntos definem a melhor forma de evoluir na carreira e nas competências do avaliado.
A avaliação de desempenho 360º é muito usada nas grandes empresas. Por meio dela, todos os profissionais, independentemente de hierarquia, podem ser avaliadores e avaliados. Essa ferramenta permite que o funcionário seja avaliado por si mesmo, por seus superiores e pares.
Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa, porque, como o mundo vem se transformando rapidamente, as organizações são constantemente chamadas a inovar.
Assim, tem-se um feedback verdadeiro e imparcial e sugestões de estratégias para oportunizar mudanças de posturas que resultem no aprimoramento dos comportamentos da equipe e superiores.
Os formulários não podem gerar dupla interpretação e devem privilegiar frases curtas para esclarecer quesitos e respostas . O segredo é se ater ao essencial para responder aos questionamentos do RH.
Geralmente ocorre em empresas de grande porte, devido a realização de numerosas avaliações. Causam um desgaste no funcionário e tendem a perder o padrão das avaliações, seja por esquecimento de critérios ou vontade de acabar rápido.
Isso acontece porque, uma vez que o colaborador percebe que seus atributos estão sendo devidamente reconhecidos e valorizados, será tomado por uma satisfação pessoal. Esse, aliás, é um ponto essencial para fomentar a motivação e o engajamento dos profissionais.
Escolhendo as metas de desenvolvimento, melhoria e inovação, ou focando em outro aspecto, será importante estabelecer níveis de exigência adequados. A metodologia smart pode auxiliar bastante, uma vez que estabelece que as metas devem ser:
Uma boa forma disso acontecer, é estabelecendo metas, a fim de criar um caminho de progresso e direcionamento para os colaboradores. Confira algumas metas que podem auxiliar nesse processo.
O principal objetivo é avaliar o desempenho e, assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, equipe e empresa. Então, tenha isso bem claro ao aplicar a avaliação.
Pense na função de avaliador como um poder. Quanto menor a segurança sobre a imparcialidade e equilíbrio do responsável, mais mecanismos para dividir a condução do processo e evitar resultados enviesados devem estar em pauta.
Simplicidade, com instalação rápida, para potencializar sua Gestão de Pessoas já no primeiro dia, em um modelo de assinatura SaaS.
A gestão de desempenho é um processo que se divide em ciclos, e esses ciclos se iniciam na criação de expectativas de desempenho desenvolvidas em metas, indicadores de competências e comportamentos, e são finalizados com avaliações do desempenho desses ciclos.
Por esse motivo, é fundamental que o negócio utilize a calibragem da avaliação de desempenho como mediadora das avaliações de desempenho, dessa forma, um comitê, composto pelo gestor, um representante do RH e profissionais de diversos níveis hierárquicos, estará sempre à disposição para auxiliar as avaliações.
A redação dos formulários é sempre uma associação entre quesito e resposta. De um lado, coloca-se a questão, critério ou competência a ser apreciada; do outro, a afirmação, o grau ou a estimativa do avaliador. Não à toa, a formatação mais comum é a tabela com duas colunas principais.
Uma avaliação 360° é um processo em que cada colaborador além de realizar uma autoavaliação, é avaliado pelas principais pessoas que trabalham com ele, incluindo seu gerente ou superior direto, seus colegas de trabalho do mesmo nível (pares) e seus subordinados.
A avaliação 270 graus é uma estratégia de mensuração de desempenho onde é possível acompanhar o trabalho e desenvolvimento dos colaboradores. Esse tipo de avaliação segue a seguinte ordem – o gestor avalia o seu colaborador, que também é avaliado por pares da mesma hierarquia.
O ângulo de 180 graus é chamado de ângulo de meia volta. Até porque ele corresponde a metade de 360 graus que é um ângulo de uma volta.
A soma dos ângulos internos de um retângulo é igual a 360°.
A propriedade proveniente do fato de o losango ser um quadrilátero é só uma e garante o seguinte: “A soma dos ângulos internos de um losango é igual a 360°.” Assim, podemos dizer que as diagonais de um losango formam, entre si, um ângulo de 90°.