As contusões são lesões causadas por trauma direto de objeto sobre o corpo, sem que isto cause ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas e tem na superfície e nas quedas sua causa mais comum.
As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática.
Assim, os sinais característicos da distensão muscular são:
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
As lesões dos ligamentos são chamadas de "estiramentos", e são classificadas conforme uma escala de gravidade. Distensões de grau 1. Em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado. Ele foi levemente estirado, mas ainda consegue manter a articulação do joelho estável.
O tratamento fisioterapêutico pode ser feito com algumas medidas como:
Como é tratada? O tratamento poderá incluir: Aplicação de gelo no músculo distendido por 20 a 30 minutos, sendo que cada 8 minutos de gelo deve ser seguido de uma pausa de 3 minutos.
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.