al (2019) a relação C/N nada mais é do que a razão entre as quantidade de carbono (C) e nitrogênio (N) presente na biomassa da cultura.
Quando se trata de uma área recém-semeada, por exemplo, é mais recomendado utilizar um material leve, como a serragem, e com uma espessura bem fina, para não impedir o crescimento das plantas. No caso das árvores, é importante não exagerar na espessura da camada, já que essa condição pode atrair roedores para o local.
Como trabalhar com serragem
Destine o pó de serragem corretamente O pó que sobra dos trabalhos com madeira também deve ser descartado do jeito certo, uma vez que ele é um subproduto poluente. Procure por transportadoras de resíduos ou empresas que coletam esse tipo de poluente e dão a destinação correta ao material.
Você pode usar os pedaços restantes, especialmente, as sobras menores para desenvolver alguns itens de decoração. E tem mais! O pó gerado poderá ser utilizado como forração de canteiros; adubo desde que misturado com resíduos orgânicos; e até comercializados, sendo enviados para indústrias de compensados e MDF.
A serragem chega em sacos, é peneirada e depois colocada em barris que recebem tinta dissolvida em água quente, depois água fria e a mistura prossegue manualmente. Aos poucos a serragem vai ganhando cores. Eles fazem uma cor de cada vez, o vermelho, verde, marrom, amarelo, roxo, azul, branco, entre outras cores.
O pó de madeira é uma mistura complexa gerada quando a madeira é processada – cortada, serrada, torneada, perfurada ou lixada – para diversas finalidades, tais como fabrico de móveis e utensílios domésticos, extração de celulose, fabrico de postes, suportes, painéis de partículas e painéis de fibra (MDF), e mais ...
Além disso, também é possível descartar a serragem em “ecopontos” (locais criados pelo poder público para receber e dar uma destinação adequada a resíduos sólidos, de acordo com a lei) espalhados pelas cidades ou buscar por empresas especializadas no recolhimento de detritos industriais.
Porém, existe um problema muito sério, pois os resíduos de MDF, não podem ser queimados, devido às resinas à base de ureia-formaldeído, um polímero termofixo, usado na sua fabricação. Ao ser incinerado, um dos produtos desta queima é o formoldeído, considerado cancerígeno.
MDF e demais aglomerados/ compensados Para o descarte de pequenas quantidades, o Eco Ponto é um bom lugar. Caso a quantidade seja grande, algumas grandes empresas como a Eucatex fazem a reciclagem de alguns tipos de madeira.
O pó de serra, resíduo do corte da madeira descartado em grande quantidade no Brasil, ganhou novas aplicações. ... O produto pode substituir a madeira em diversas aplicações, principalmente em locais expostos à ação do sol e da chuva, como janelas, portas, andaimes e pisos utilizados em volta das piscinas.
Como descartar restos de madeira? Restos de madeira nunca devem ser jogados em lixões e muito menos em terrenos baldios ou deixados em áreas públicas. Essa atitude, além de configurar crime ambiental, gera impactos negativos que prejudicam o desenvolvimento sustentável da economia e a biodiversidade.
Por lei, todas as secretarias devem contar com a coleta de resíduos sólidos (o que inclui os eletrodomésticos), geralmente coletados em Ecopontos, ou seja, locais espalhados pela cidade na qual a população pode depositar os resíduos não orgânicos com potencial de reciclagem.
O que posso descartar nos Ecopontos? Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d'água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.
4 DICAS PARA DESCARTAR O RESÍDUO DE GESSO DE MANEIRA CORRETA
Para o descarte correto do entulho é necessário consultar a prefeitura e verificar quais são os locais adequados para recolhimento do resíduo. As prefeituras que são responsáveis por estabelecer áreas adequadas para o descarte de entulho.