A NBR 5413 – Iluminância de Interiores, trata em sua totalidade sobre os valores recomendados para iluminância mínima em serviços para iluminação artificial e interiores onde se realizam diversas atividades sejam elas esporte, comercio, indústria entre outros. ...
Ela pode ser medida por lux (quantidade de luz por metro quadrado) e lúmen (intensidade da luz). O cálculo do lux é realizado pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pelo metro quadrado do espaço.
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral.
O Índice de Reprodução de Cor, conhecido como IRC ou Ra, é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte luminosa. A luz artificial deve possibilitar ao olho humano perceber as cores corretamente, convergindo para o mais próximo da luz natural do dia.
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
Ambientes de descanso, como quartos e salas, pedem uma atmosfera mais tranquila e aconchegante. Por isso, o indicado é escolher produtos que forneçam luz amarela (branca quente) a esses cômodos. Lugares que exigem maior nível de atenção, por outro lado, ficam melhores com spots de luz branca (branca fria).
lâmpadas incandescentes
Descubra as melhores marcas de lâmpadas de LED
A diferença entre lâmpada LED e dicroica é em relação a economia, luminosidade emitida (Índice de Reprodução de Cor), durabilidade e produção de calor. No aspecto econômico, a LED tem vantagem de cerca 80% sobre a dicroica.
A LED dicroica é ainda mais econômica do que a lâmpada dicroica convencional. Por gerarem menos calor, elas têm uma vida útil prolongada, de até 15 anos. ... As lâmpadas de LED não contém metais pesados como chumbo e mercúrio, prejudiciais ao meio ambiente, e que são encontradas nas dicroicas tradicionais (halógenas).
O Spot Dicróica LED é formado por LEDs de 1 Watt cada. Assim, a potência total é diretamente proporcional ao número de LEDs. Já o Spot COB tem apenas um módulo que é responsável pela sua potência.
O que é dicroica LED? As dicroicas LED são pequenas lâmpadas ou spots que podem substituir as convencionais dicroicas. São muito mais econômicas e perfeitas para serem embutidas no teto, sem preocupação com o calor (já que são frias).
Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas. Nós também usamos muito as lâmpadas dicróicas para iluminar um quadro ou obra de arte na parede.
Mas afinal o que é a Lâmpada PAR20? A lâmpada PAR possui um refletor parabólico de alumínio (PAR) Parabolic Aluminized Reflector - Refletor Parabólico de Alumínio, um tipo de lâmpada amplamente utilizada em iluminação localizada comercial, residencial e em transportes.
As lâmpadas PAR 20 e 30 destacam a arquitetura, valorizam objetos e harmonizam ambientes. São convenientes tanto para aplicação residencial quanto comercial – vitrines e lojas, hotéis, restaurantes, supermercados, etc. Com vida útil média de 30.
As designações PAR 20, 30 e 38 dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso. Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.