Como tratar o nariz entupido de seu animal de estimação?
Sintomas de problemas respiratórios em gatos As doenças indicativas de problemas no trato respiratório inferior são tosse, respiração ofegante, dificuldade em respirar, falta de ar e ainda respirar com a boca aberta. Todos estes sintomas podem ser acompanhados por febre, falta de apetite e saúde debilitada.
Quando acordado, o gato ofegante ou com respiração rápida acompanhada de arfadas pode ocorrer após exercícios intensos ou altas temperaturas. Desde que dure apenas alguns minutos, essa respiração não é preocupante. Em outras situações, podemos dizer que não é normal o gato respirando rápido.
Caso você encontre o gato com a boca aberta e ofegante, saiba que é preciso levá-lo ao médico-veterinário o quanto antes. Quando isso acontece, provavelmente é porque o ar inalado não está sendo suficiente. Por algum motivo, o animal está com dificuldade de levar a quantidade de ar necessária até os pulmões.
Tudo começa no cérebro do gatinho: um sinal neurológico é enviado repetitivamente para os músculos da laringe do felino, levando-os a se contrair a uma taxa de 25 a 150 vibrações por segundo. Assim, quando o gatinho respira, o ar que passa por suas cordas vocais produz o reconfortante som de ronronar.
Cada ciclo de respiração inclui uma inspiração e uma expiração. Geralmente, cães adultos têm entre 10 – 40 movimentos respiratórios por minuto, enquanto que os gatos adultos podem realizar entre 20 – 40 movimentos respiratórios por minuto.
A letargia profunda muitas vezes se manifesta como “não em movimento”, quando o gato se esconde em um quarto por um período prolongado e não reage a estímulos de uma forma normal.
Sinais de um gato doente
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais.
Os gatos de algumas raças são naturalmente mais magros do que outros, tais como raças siameses. Os gatos não tendem a ter sinais de excesso de peso no rosto, então, não se preocupe se os seus traços se parecem muito delgados - ou gordinho! São estas diferenças que tornam o seu animal único!
Entre algumas das maneiras como você pode fazer isso estão: