As inúmeras pernas desses animais fazem seus corpos parecer ainda mais longos e mais intimidantes. As centopeias domésticas podem ser encontradas ao ar livre e dentro de sua casa. Elas são atraídas para os banheiros por causa da umidade abundante de fontes como a pia, a banheira, o chuveiro e o vaso sanitário.
As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se de minhocas, vermes, grilos, baratas, entre outros. A presa é detectada e muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno.
Sim, a centopeia ou lacraia é venenosa! Sua picada é bem dolorosa e libera uma substância que é tóxica para os seres humanos. Geralmente, a picada da centopeia causa vermelhidão, dor e inchaço. Em casos mais graves, o envenenamento pode provocar calafrios, febre e até a necrose da área picada.
A aplicação de um cubo de gelo envolvido em plástico e em um pano fino sobre a picada de uma centopeia costuma aliviar a dor. As secreções tóxicas das milípedes devem ser eliminadas da pele através da lavagem abundante com água e sabão. Se ocorrer uma reação cutânea, deve ser aplicado um creme com corticosteroide.
Alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo, troncos em decomposição. Em áreas residenciais são encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos e gostam de ficar em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida.
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada.
As centopeias são animais noturnos, que se escondem durante o dia em espaços escuros. Por isso, é muito provável que sejam encontrados debaixo de pedras, folhas ou cascas de árvore. Nas casas, podem aparecer em hortas, canteiros ou jardins.
Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.
Significado de Lacraia substantivo feminino [Brasil] Designação comum a todos os animais articulados da classe dos miriápodes. (Cf. centopeia e escolopendra.). [Figurado] Pessoa muito má.
Como surgem e onde aparecem Como qualquer animal rastejante e terrestre, a lacraia entra em sua casa ou apartamento por entre frestas, pequenos buracos, ou transportadas em objetos em que estejam escondidas. Se você já se deparou com uma lacraia no banheiro, sabe que não é um encontro agradável.
Geralmente, elas aparecem quando o clima está mais quente e úmido, como no verão, que costuma ter muitas pancadas de chuva. Além disso, amam se esconder em entulhos, madeiras que podem ficar no quintal ou vasos de flores.
Como Prevenir lacraias
Além de morcegos, esses bichos podem ser predadores de ratos, lagartos, sapos e até cobras.
Como Prevenir lacraias
Naftalina no ralo: essa é uma medida mais paliativa. Deixe algumas bolas de naftalina dentro do ralo, de modo que elas não desçam. A ação evita o mau cheiro e também ajuda a evitar a subida da “inimiga”; Uso da caixa de gordura: instalar uma caixa de gordura na sua casa é muito importante.
Lacraia significado espiritual indica boa sorte em face da competição ou rivalidade. A lacraia às vezes representa algo escondido de você. Seja o que for, você só percebe em situações emocionais específicas. Centipede avisa você contra evitar confrontos ou permanecer ingênuo.
As lacraias gostam de ambientes úmidos, então foque nas áreas mais úmidas da residência. Feche meios de entrada: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento.
Scolopendra gigantea
Predadores naturais Uma variedade de animais comem centopeias e lacraias. Seus predadores naturais são pássaros, ouriços, texugos, musaranhos, ratos, salamandras, besouros e até mesmo cobras.
Tipos de lacraias No Brasil já foram classificados 10 tipos. As espécies mais comuns no país são: Cryptops iheringi, Scolopendra subspinipes, Scolopendra viridicornis, Octocryptops ferrugineus e Otostigmus scabricauda. As lacraias podem ser divididas em três grandes grupos: lacraia comum, gigante ou venenosa.
Por trás de uma casca aparentemente inofensiva, a barata-d'água esconde sua verdadeira essência, sendo um dos predadores de água doce mais temidos de todo o planeta e um exímio caçador.
3 – Mordida de barata Apesar de raro, baratas podem mordiscar as unhas, dedos dos pés e outras partes da pele, causando feridas. Além disso, existem casos de pequenas baratas que entram na orelha e no nariz da pessoa que está dormindo.
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
O animal mais perigoso do Japão não é o lobo, nem o urso, nem o tubarão! Ele é muito “menor” e pode estar ao seu lado: é a vespa mandarina! (Vespa Mandarinia Japonica).