Praticar esporte ou exercitar-se significa reduzir a depressão, a ansiedade e as perturbações neurovegetativas, além de manter o peso, a pressão arterial e o colesterol dentro dos níveis da normalidade. A capacidade física fica maior, resultando em menor esforço físico para executar determinada tarefa.
Benefícios da atividade física para saúde mental
A união de atividade física e relaxamento é uma ferramenta valiosa para manter a calma e continuar a proteger a saúde durante esse período de isolamento. Para se manter ativo em casa, realize tarefas simples, como dançar, brincar com as crianças, cuidar dos animais e plantas e subir escada.
1- Qualquer pessoa pode fazer musculação, desde que seja maior de 13 anos e não possua nenhuma nenhuma doença que possa se agravar mais. 4- A partir do momento que o seu corpo começar a produzir o hormônio testosterona (o principal masculina), que se inicia na puberdade.
2) Hipertensão Pulmonar Severa: Pressão anormal nas artérias pulmonares ou na irrigação vascular dos pulmões. Menor tolerância ao exercício e possível falha no coração; 3) Síndrome de Marfan: Desordem nos tecidos conjuntivos (MM mais longos), afeta o esqueleto, olhos, pulmão, coração, vasos sanguíneos etc.
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose. ...
Isso depende muito, mas alguns especialistas falam aos 14 anos, pois a partir dai e que se pode fazer uma musculação “legal”. Uma boa parte dos especialistas não estipula uma idade mínima, mas tem os que preferem indicar a musculção só a partir dos 14 anos, quando o processo de crescimento já está bem estabelecido.
Vale pedalar, nadar, correr, saltar… A partir dos 6 anos de idade, a musculação pode ser considerada. O ponto é que a musculação se mostra segura e eficiente para crianças e adolescentes, desde que sistematizada e orientada de perto por um profissional especializado.
Quando a atividade física não é indicada
A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo).
A contraindicação da prática de atividade física na infância diz respeito a exercícios que envolvem o levantamento de peso ou de elevada intensidade, pois podem interferir no seu desenvolvimento. Assim, é recomendado que as crianças pratiquem atividades físicas mais aeróbicas, como dança, futebol ou judô, por exemplo.
"Pessoas com arritmia cardíaca que já tenham insuficiência cardíaca ou doenças das artérias coronárias - os vasos que levam o sangue ao coração e que podem ser facilmente entupidas - estão, salvo aval médico, proibidas de fazer atividades, principalmente sem o acompanhamento de um profissional", explica o cardiologista ...