Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração. A irrigação é usada para limpar os canais e remover os resíduos.
TÉCNICA DE ABERTURA CORONÁRIA: 1- PONTO DE ELEIÇÃO 2- DIREÇÃO DE TREPANAÇÃO 3- PREPARO DA CÂMARA PULPAR 4- CONFIGURAÇÃO FINAL DA CAVIDADE DENTES ANTERIORES SUPERIORES E INFERIORES: 1-PONTO DE ELEIÇÃO:FACE PALATINA/ LINGUALA 2mm DO CÍNGULOEM DIREÇÃOA BORDA INCISAL 2- DIREÇÃO DE TREPANAÇÃO:PERPENDICULAR AO LONGO EIXODO ...
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS A abertura coronária deverá ser feita de tal maneira que nos ofereça um acesso direto ao canal radicular por meio de uma linha reta. ABERTURA CORONÁRIA O assoalho da câmara pulpar nunca deverá ser deformado, uma vez que auxiliará, em muito, a localização da entrada dos canais radiculares.
Um desses conceitos é a patência apical, que segundo Buchanan, é a limpeza passiva do forame apical com uma lima de pequeno calibre, que tem como objetivo remover raspas de dentina contaminadas, restos pulpares e microrganismos que possam interferir no processo de reparo póstratamento endodôntico.
Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo); Dentística – tratamento de lesões de cárie através de procedimentos restauradores.
Introdução: O tratamento endodôntico, que consiste na identificação e tratamento das afecções pulpares e periapicais, possui três etapas principais: acesso cirúrgico, preparo químico cirúrgico (PQC) do sistema de canais radiculares e obturação desse sistema.
O curativo dentário é um selante à base de óxido de zinco e eugenol. De acordo com Basílio, muitas vezes o dentista precisa aplicar o curativo devido ao tipo de tratamento que ele pretende realizar.
Ás vezes, o simples fato do curativo cair pode deixar a gengiva dolorida confundindo-se com dor no dente. Quanto aos outros sintomas aconselho procurar um médico. O tratamento de canal é o início da resolução do problema de um elemento dental.
A dor de dente é o principal motivo para o uso do curativo dentário, já que esse incômodo é causado, na maioria das vezes, em decorrência de uma cárie. Por isso é necessário colocar um curativo depois de remover a cárie dentária. Assim, ele pode fazer o canal ou a restauração do dente, posteriormente.
O curativo dentário é um cuidado paliativo de grande ajuda nos tratamentos odontológicos. Ele serve para proteger um dente quebrado ou que não pode terminar um procedimento no mesmo dia, como uma restauração ou um canal.
E se não for corretamente tratada, uma infecção no dente ou na gengiva pode virar um problema mais grave, se espalhar para outros órgãos, como pulmão, coração e cérebro e levar à morte.
Para fazer a restauração, o dentista: