O Que A Terapia Gnica E Como Ele Funciona?

O que é a terapia gênica e como ele funciona?

A terapia gênica consiste na introdução de genes funcionais no interior de células com genes defeituosos. Essa técnica pode ajudar no tratamento de doenças até então incuráveis. Denomina-se de terapia gênica o tratamento de doenças a partir de modificações no material genético das células.

Quais doenças podem ser tratadas com terapia gênica?

As doenças que podem vir a ser tratadas desta forma são aquelas que envolvem alguma alteração no DNA, como o câncer, doenças auto-imunes, diabetes, fibrose cística, dentre outras doenças degenerativas ou genéticas, entretanto, em muitos casos ainda estão em fase de testes.

Como a terapia gênica pode ser realizada?

A terapia gênica pode ser realizada a partir de duas técnicas diferentes: a germinativa e a somática. Na técnica germinativa, o novo gene é inserido nos espermatozoides ou óvulos, ou seja, nas células germinativas. Já no caso da técnica somática, o novo gene é inserido em outras células que não as germinativas.

Qual é o objetivo da terapia gênica?

Ela consiste no isolamento de certos genes e na sua posterior transferência a uma célula hospedeira. O objetivo dessa terapia é prevenir ou curar doenças que tenham alguma relação com o DNA ou questões como a recombinação ou a interação gênica. A terapia pode ser realizada em células germinativas ou nas somáticas.

Como funciona a geneterapia?

Terapia Genética ou Geneterapia é a inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença, em especial, doenças hereditárias. A terapia genética visa a suplementar com alelos funcionais aqueles que são defeituosos ou mortos.

O que é uma mutação?

Mutação é o nome dado para o efeito ou ação de mudar, alterar ou transformar algo; uma metamorfose ou evolução.

Quanto custa uma terapia gênica?

O alto custo da terapia gênica – mais de US$ 400 mil – fez com que os pesquisadores brasileiros desenvolvessem um método mais barato e com potencial terapêutico agora comprovado a um custo aproximado de R$ 150 mil.

Quais os tipos de terapia genética?

Existem dois tipos de técnicas na terapia gênica: a germinativa e somática. A técnica germinativa consiste na introdução dos genes no zigoto, célula resultante da fecundação, ou nos óvulos e espermatozóides. Assim, as células que se originam dessas células germinativas passarão a ter o gene de interesse em seu genoma.

Quando surgiu a terapia gênica?

Criado em 1972 pelos cientistas americanos Theodore Friedmann e Richard Roblin, o conceito da terapia gênica consiste na troca de um gene "defeituoso" por outro normal. Para que isso seja possível, são retiradas amostras genéticas do paciente.

O que é a terapia genética?

[ Medicina ] Método terapêutico que recorre à manipulação, substituição ou introdução de genes para tratar ou prevenir doenças; terapia genética; terapia génica (ex.: a geneterapia permite alterar as células de um paciente).

Em que tipo de terapia genética ocorre a alteração dos genes no próprio paciente com o auxílio de um vetor apropriado que pode ser viral ou não viral?

Terapia gênica ex vivo tem sido utilizada com vetores virais como adenovírus e herpes-vírus, com expressão gênica de até seis meses(15).

Como funciona a terapia gênica com adenovírus?

Terapia Genética usando um Adenovírus como vetor. Um novo gene é inserido no adenovírus, que é usado para introduzir o DNA modificado na célula humana. Se o tratamento for bem sucedido, o novo gene vai produzir uma proteína funcional.

O que é mutação e exemplos?

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA.

Como podemos caracterizar a palavra mutação?

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

Quais os riscos da terapia gênica?

Outra ameaça é que o vírus pode realizar inserções mutagênicas, levando ao desenvolvimento de leucemias, como ocorreu em testes clínicos em pacientes com SCID-X1 e granulomatose crônica. Há também muitas questões éticas relacionadas à terapia gênica, já que ela modifica o que cada um é por natureza.

O que significa o projeto genoma?

Projeto Genoma é um trabalho conjunto realizado por diversos países visando desvendar o código genético de um organismo (podendo ser animal, vegetal, de fungos, bactérias ou de um vírus) através do seu mapeamento.

Quais são as características dos vírus que permitem a estes serem utilizados como vetores de terapia gênica?

c) As características dos vírus que possibilitam que estes sejam vetores de terapia gênica é a sua capacidade em invadir células e nelas introduzir material genético, podendo, inclusive, incorporar seu material genético ao material genético da célula hospedeira.

Por que vírus é o vetor mais utilizado na terapia gênica?

Devido a sua capacidade de alta expressão do transgene e suas propriedades citolíticas, os vetores de poxvírus são mais utilizados para a produção de proteínas recombinantes, terapia contra o câncer e vacinação64.

O que é um adenovírus modificado?

Isto é, para evitar que o vírus do resfriado se multiplique no organismo humano, o adenovírus é modificado geneticamente, e parte de sua estrutura responsável pela sua multiplicação é retirada.

Quais os tipos de mutações gênicas podem ser encontradas?

Tipos de mutações gênicas por:
  • Substituição: ocorre a troca de um ou mais pares de bases;
  • Inserção: quando uma ou mais bases são adicionadas ao DNA, modificando a ordem de leitura da molécula durante a replicação ou a transcrição.
Mais itens...•18 de ago. de 2017