A psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e da experiência anormais; o estudo dos produtos de uma mente com um transtorno mental. Isto inclui as psicopatologias explicativas, nas quais existem supostas explicações, de acordo com conceitos teóricos (p.
Segundo Karl Jaspers, a psicopatologia tem por objetivo o estudo descritivo dos fenômenos psíquicos anormais, exatamente como se apresentam à experiência imediata. ... A inclinação geral para a realidade é, na Psicopatologia, a inclinação para a vida psíquica real.
A psicopatologia nasceu à sombra da psiquiatria, mas enquanto esta última tem como objetivo a cura, a profilaxia (uso de medidas sistemáticas para evitar, prevenir uma doença) e a reeducação, fazendo uso de modelos medicinais e bioquímicos para a resolução de problemas, a psicopatologia procura observar, conhecer e ...
Isto é tão marcante que Binswanger é considerado por muitos o "pai da psicopatologia fenomenológica" (Van den Berg, 1966; Holanda, 2011; Moreira, 2012). Binswanger era descendente de uma família tradicional de psiquiatras suíços.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Palavras-chave: DSM-5; Foucault; biopolítica; risco; psiquiatria. No dia 18 de maio de 2013, foi editada a última versão revisada do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), conhecida como DSM-V (APA,2013).
Os principais tipos de deficiência intelectual são as síndromes de Down, do X-Frágil, de Prader-Willi, de Angelman, e de Williams. As causas destas limitações na inteligência são variadas e, em muitas situações, desconhecidas.
A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados. Com base nos resultados desses testes, considera-se Transtorno do Desenvolvimento Intelectual quando o indivíduo apresenta resultados com dois desvios padrões, ou mais, abaixo da média da população.