Montante, em hidrologia, é todo ponto referencial ou seção de rio que se situa antes deste ponto referencial qualquer de um curso de água. Sendo assim, a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, assim como a nascente é o seu ponto mais a montante.
Segundo o ambiente de sedimentação, podem ser classificados em sedimentos continentais, que são subdivididos em fluvial, lacustre ou lagunar, desértico, leque aluvial e glacial, e sedimentos marinhos, que, de acordo com a profundidade da zona que ocupam, podem ser do tipo nerítico, batial ou abissal.
Sedimentos marinhos são partículas insolúveis, de rochas, solos, vulcões, corpos químicos e orgânicos que são levados da terra firme para o oceano através dos rios córregos e lagos.
São solos halomórficos desenvolvidos a partir de sedimentos marinhos e fluviais com presença de matéria orgânica e que ocorrem em regiões de topografia plana na faixa costeira sob a influência constante do mar.
Os sedimentos autóctones, também chamados intrabaciais, são originados na própria bacia de sedimentação, decorrentes de precipitações entre a água do mar e compostos químicos orgânicos e inorgânicos, envolvendo inclusive os sedimentos autígenos. ...
Resposta: As planícies são áreas de deposição de sedimentos, que ocorre devido ao intemperismo (desgaste da rocha) e erosão (transporte dos sedimentos até as planícies, a água e o vento são exemplos de agentes erosivos).