A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal. Ela representa entre 50 e 65% do nosso corpo e é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema, inclusive para a pele.
Os cosméticos hidratantes têm a capacidade de recuperar as características normais da fisiologia da pele, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, resultando em uma pele com viço, turgescência, aparência jovial e saudável.
O suor, muito rico em sais minerais, acaba sendo um bom hidratante para a pele, especialmente quando se mistura ao sebo formando o chamado manto hidrolipídico ou emulsão epicutânea natural de hidratação. A sudorese também não irá anular o efeito de um bom creme hidratante - pelo contrário, poderá potencializá-lo.
Como hidratar a pele do rosto? Conheça 5 cuidados essenciais
Hidratação facial é um assunto muito importante para quem está em busca de uma pele bonita e mais jovem. ... A hidratação facial pode melhorar a elasticidade da pele, aumentar a luminosidade e ajudar na elasticidade. Isso significa que ter uma pele hidratada pode retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Principais produtos para o rosto
7 produtos básicos de até R$ 40 para você fazer um skincare completo
A isotretinoína é um dos tratamentos mais eficazes no combate à acne. Esta substância ativa atua na glândula sebácea, diminuindo a produção de sebo, reduzindo assim a proliferação de bactérias e a inflamação. Este medicamento é comercializado com o nome Roacutan e pode ser obtido em farmácias com prescrição médica.
O principal cuidado para um rosto oleoso é lavá-lo duas vezes ao dia com gel de limpeza, em água fria, preferencialmente com ativos como ácido salicílico e enxofre. “Isso vai ajudar a controlar o excesso de brilho porque são secativos e anti-inflamatórios”, explica Dra. Tatiana. O tônico pode ser usado.
A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e acarreta na maior propensão ao surgimento das espinhas e dos cravos, e normalmente atinge até 90% das mulheres jovens.
Além do estresse, as glândulas sebáceas ficam mais ativas nos dias de sol, deixando a pele oleosa com um aspecto mais grudento. O excesso de sebo colabora para a obstrução dos poros, causando principalmente comedões.
Um dos cuidados mais importantes para controlar a oleosidade da pele é investir em alimentos ricos em vitaminas! Os que contam com a vitamina A, por exemplo - como a cenoura, mamão, espinafre e manga - têm poder antioxidante e diminuem a oleosidade por ajudarem a regular a produção das glândulas sebáceas.
Poluição diária A exposição a agentes poluentes também piora a oleosidade. Isso porque as partículas de poluição acabam se acumulando na superfície da pele e, sem a devida limpeza, obstruem os poros, favorecendo o surgimento de espinhas, alergias e outros problemas de saúde.
Os principais alimentos que devem ser incluídos na dieta para diminuir as espinhas são:
Tratamento para espinhas e cravos