Uma das grandes questões acerca do óleo de canola está ligada ao fato de ser um óleo extraído da semente de colza, rica em ácido erúcico, uma substância tóxica. "Para consumo, o óleo precisa ser separado do ácido e, para isso, o alimento acaba sendo refinado, clareado e desodorizado.
A Canola foi obtida através do melhoramento genético feito na Colza que apresenta em sua composição compostos tóxicos que inviabilizavam seu uso para fins alimentícios. O nome CANOLA vem do nome em inglês CANadian Oil Low Acid e só foi obtida em 1987.
Canola é um cultivo criado para ter baixo teor de ácido erúcico. O termo canola (Brassica napus L., Brassica rapa L., e Brassica juncea) se refere a variedades de plantas de três espécies da família das crucíferas, pertencentes ao gênero Brassica, que produzem um óleo comestível.
Canola realmente não existe na natureza – o nome é uma abreviação de canadian oil, low acid (“óleo canadense de baixa acidez”). Ou seja, o óleo de colza (Brassica napus) virou “canola” por puro marketing – e não tem nada de tóxico ou de arma química nisso.
O ÚNICO óleo que não faz mal é o ÓLEO DE CÔCO, que pode ser submetido a altas temperaturas sem oxidar-se. Outra obsevação. NÃO EXISTE ÓLEO DE CANOLA!
A Canola é originada da Colza, uma planta conhecida há vários anos. Durante os anos 60, no Canadá, conseguiu-se extrair da planta um óleo livre de ácido erúcico (que não tem benefícios para o homem), mantendo apenas os elementos que fazem bem à saúde, como a vitamina E, os ácidos graxos monoinsaturados e Ômega 3.
Significado de Colza substantivo feminino Variedade de couve que serve de forragem e cujas sementes produzem até 45% de seu peso em óleo.
Óleo de Canola Liza Pet 900ml R$ 11,09 un. Comprando 3 un. R$ 10,99 un.
Sim pode usar Azeite, os óleos de origem vegetal não elevam o colesterol. O Colesterol pode ser aumentado por gorduras de origem animal.
Confira alguns dos alimentos que você deve evitar: