O exercício social é um conceito simples, que corresponde ao período de tempo no qual as empresas devem preparar as suas demonstrações financeiras, também chamadas por um termo mais técnico: demonstrações contábeis.
Período em que se apuram os resultados das atividades de uma sociedade, geralmente esse período é de doze meses.
Quando uma empresa é constituída, seus proprietários estabelecem uma determinada data, considerada oficialmente como aquela de encerramento do exercício social, ou seja, aquela data em que a companhia faz um levantamento do seu ativo, passivo exigível e patrimônio líquido, após um período de doze meses de atividades.
Os direitos realizados no curso do exercício social subsequente representam os créditos da empresa com terceiros, como uma nota promissória a receber, ou ainda as mercadorias em estoque que serão realizadas com a venda no curso do exercício social subsequente (entenda exercício subsequente como os 12 meses subsequentes ...
O denominado "exercício social" é o período no qual as empresas deverão elaborar as demonstrações financeiras, também chamadas de demonstrações contábeis. Esse período deverá ter duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto social, por força artigo 175 da Lei 6.
A contabilidade não tem funcionalidade dentro as entidades corporativas. O exercício social tem sua duração fixada em três anos consecutivos não podendo ultrapassar cinco anos.
O termo exercício social está presente na lei (art. 175 L 6.
O denominado "exercício social" é o período no qual as empresas deverão elaborar as demonstrações financeiras, também chamadas de demonstrações contábeis. ... Regra geral, o exercício social das entidades é coincidente com o ano civil, ou seja, de 01 de janeiro à 31 de dezembro de cada ano.
O acesso a essa funcionalidade pode ser feito diretamente pelo nome abreviado da transação: CONDEMCON. Para realizar a consulta dos demonstrativos contábeis, preencha os campos do bloco Filtros e clique no botão Pesquisar.
Este capital pode ser obtido do balanço patrimonial fazendo a soma do Passivo e do Patrimônio Líquido, o que resulta no valor do chamado Ativo Total.