No exame de urina, a presença ou ausência de células epiteliais é dada como: Raras, quando são encontradas até 3 células epiteliais por campo analisado no microscópico; Algumas, quando são observadas entre 4 e 10 células epiteliais; Numerosas, quando são vistas mais de 10 células epiteliais por campo.
A bacteriúria assintomática é um quadro clínico no qual um número de bactérias maior do que o normal está presente na urina, mas não há sintomas.
O tratamento da bacteriúria assintomática deve ser baseado na sensibilidade aos antibióticos conforme o resultado da cultura e antibiograma. Nos casos de pré-operatório de procedimentos urológicos com risco de sangramento mucoso, recomenda-se antibioticoterapia logo antes da cirurgia (início até 72 horas antes).
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a teima.
Sinais e sintomas de diabetes tipo 1
A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico:
Além dos sintomas acima, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose.
E existem algumas diferenças entre eles: Diabetes tipo 1:comumente diagnosticado durante a infância; não existe função pancreática (onde é produzida a insulina), e dessa maneira a glicose fica no sangue ao invés de ser usada como energia. Diabetes tipo 2: aparece, geralmente, na fase adulta.
Exame de sangue de colesterol Através da coleta do sangue, é possível analisar os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) e se há alguma anormalidade que deve ser tratada.
É considerado pré-diabetes quando a glicemia em jejum está entre 100 e 125 mg/dl e diabetes quando o valor é superior a 125 mg/dl, enquanto que o valor considerado normal da glicose em jejum é até 99 mg/dl.
Os sintomas costumam ser mal-estar, tontura e palidez, sendo, muitas vezes, confundida com pressão baixa....Glicemia baixa (Diabetes baixa)
No caso das pessoas que fazem o exame de glicemia pós-prandial, o nível normal da glicemia após a refeição deve ser inferior a 140 mg/dl. Quando a glicemia pós-prandial está entre 140 e 200, temos uma Intolerância à glicose ou pré-diabetes. Valores acima de 200 são considerados elevados e já caracterizam o diabetes.
Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.