A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.
A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas.
A coordenação motora é definida como a capacidade de usar, de forma eficiente, os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados aos componentes de aptidão motora como: equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência.
A habilidade visomotora é composta pela capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas, figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno delas.
Coordenação visomotora: estimular e observar desde cedo Gosto da ideia da criança brincar de tudo um pouco, apesar de suas preferências. ... Um professor atento observará o desempenho da criança na escola e falará com os pais.
Coordenação viso-motora é a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão. Na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo-a, por isso separei algumas atividades a serem trabalhadas dentro desse tema.
- a palavra visuomotor, no feminino visuomotora, é uma palavra composta por aglutinação dos adjectivos "visual" + "motor"; 4.
As habilidades viso-motora referem-se à capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo. Visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina. A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas.
Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.
O que são as habilidades visuoespaciais? São as capacidades que temos para representar, analisar e manipular mentalmente os objetos. Em relação às habilidades visuoespaciais, apresentamos dois conceitos importantes: Relação espacial: capacidade de representar e manipular mentalmente objetos em duas dimensões.
O rascunho viso-espacial é responsável pelo armazenamento e manipulação da informação visual e/ou espacial. Ele pode ser considerado como uma interface entre a informação visual e a informação espacial, informações estas que podem ser acessadas via órgãos de sentido ou via memória de longo prazo (Baddeley, 2002).
visio(n)-
Praxia e visuoconstrução referem-se às habilidades que permitem executar, através de atividade motora, ações direcionadas a um fim no plano concreto. ... A habilidade visuoconstrutiva ou praxia construtiva refere-se a capacidade de realizar atividades formativas ou construtivas (Malloy-Diniz et al., 2010).
A habilidade vísuoconstrutiva – reconhecidas também como praxia construtiva – trata-se da capacidade de juntar/manipular estímulos físicos ou de realizar certos movimentos, de forma a organizá-los ou adaptá-los a determinado fim.
As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. ... A flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar às demandas inconstantes.
São movimentos que são propositados, escolhidos e requerem planejamento.
Faculdade de, pelos sentidos, reconhecer um facto ou reconhecer um objeto e a sua forma.
As gnosias são as capacidades que o cérebro tem para reconhecer, através dos nossos sentidos, informações adquiridas anteriormente, tais como objetos, pessoas, lugares, etc. Neste aspecto, há gnosias para cada um dos canais sensitivos e gnosias que combinam diferentes canais.
Uma das habilidades que apoiam tal desenvolvimento é a habilidade sensorial de discriminar os dedos (gnosias digitais). Interessante notar que esta habilidade correlaciona com o desempenho aritmético, sendo até mesmo preditora desta habilidade (Noël, 2005; Costa et al., 2011; Reeve & Humberstone, 2011).
Apraxia ideomotora É a inabilidade de realizar atos motores sob comando verbal, embora esses atos sejam facilmente realizados de modo espontâneo. Lesões do fascículo arqueado e da porção anterior do corpo caloso podem ser responsáveis por esse tipo de distúrbio. ?
São poucos os instrumentos utilizados para identificação da apraxia de fala infantil e a maioria destina-se à avaliação da realização de praxias e/ou movimentos orofaciais, sequências de movimentos orofaciais, articulação de fonemas simples, fonemas complexos e sílabas, fala espontânea, além da adequação da prosódia.