EQST

O Que A Doença SAF?

O que é a doença SAF?

A síndrome dos anticorpos anti-fosfolipídicos ou síndrome dos anticorpos anti-fosfolipídeos (SAF) ou ainda síndrome de Hughes, é uma doença crônica em que o organismo passa a produzir anticorpos que afetam a coagulação sanguínea, levando à formação de coágulos que acabam obstruindo a passagem de sangue nas veias e ...

O que quer dizer presença de anticoagulante Lupico?

A pesquisa de anticoagulante lúpico é feita para determinar a causa de uma trombose não explicada, de abortos recorrentes ou de um tempo de tromboplastina parcial (TTP) prolongado. Exames positivos são repetidos após algumas semanas para verificar se o anticoagulante é transitório ou persistente.

Quem tem SAF?

A SAF pode acontecer em qualquer idade e em ambos os sexos, no entanto é mais frequente em mulheres entre os 20 e 50 anos. O tratamento deve ser estabelecido pelo clínico geral ou reumatologista e tem como objetivo prevenir a formação de trombos e evitar complicações, principalmente quando a mulher está grávida.

Qual exame detecta a SAF?

EXAMES COMPLEMENTARES Na atualidade, o diagnóstico proposto de SAF inclui a dosagem laboratorial de Anticardiolipina dos subtipos IgG e/ou IgM; anti-ß2-glicoproteína I IgG e/ou IgM e Anticoagulante lúpico.

O que é Anticardiolipina IgG e IgM?

São autoanticorpos adquiridos que podem, por uma via não bem compreendida, afetar a capacidade do organismo de regular a coagulação sanguínea. Esses testes detectam a presença de três classes (IgG, IgM, e/ou IgA) de anticorpos antifosfolipídios.

Quais as causas da SAF?

Se os níveis ficarem muito abaixo do normal podem ocorrer equimoses ou sangramentos. SAF catastrófica: condição muito rara caracterizada por microtromboses no corpo todo que podem lesionar vários órgãos. Ela pode ser desencadeada por uma infecção, trauma, medicação ou cirurgia.

Quem tem SAF pode fazer cirurgia?

Só a presença dos anticorpos não confere o diagnóstico de SAF, mas se o paciente apresenta os anticorpos, principalmente, em altos títulos tem um risco maior de apresentar evento trombótico. Poderá sim ser submetido a cirurgia eletiva, mas deve ser feita profilaxia anti trombótica.

O que é SAF na gravidez?

A Síndrome Antifosfolípides (SAF) é uma trombofilia adquirida que acarreta, às suas portadoras, baixos índices de sucesso na gestação (20%), na ausência de terapêutica adequada.

O que significa SAF na Igreja Presbiteriana?

Moto da SAF - Sociedade Auxiliadora Feminina - Igreja Presbiteriana do Brasil - LETRAS.MUS.BR.

Porque se dá La trombofilia?

A trombofilia é a tendência ao surgimento de trombose — doença caracterizada pela formação de trombos, ou coágulos de sangue. O problema é causado por deficiência na ação das enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea. O quadro pode se desenvolver por hereditariedade ou surgir como condição adquirida.

Quem tem SAF pode tomar paracetamol?

Não há na literatura contra-indicação ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios na SAF.

Quem tem SAF pode tomar anticoncepcional?

Os contraceptivos orais combinados (COC) são estritamente proibidos para pacientes com LESJ e SAF com anticorpos antifosfolípides positivos. A contracepção reversível de ação prolongada pode ser incentivada e oferecida rotineiramente a paciente adolescente com LES e outras doenças reumáticas.

Quem tem trombose não pode tomar anticoncepcional?

Nestes casos, o ideal é optar por métodos que não apresentam risco de trombose, como pílulas apenas com progesterona, DIU, anel vaginal ou anticoncepcional injetável. Entretanto, apenas um médico saberá diagnosticar o quadro corretamente e indicar a melhor alternativa para evitar gravidez.

Quem tem febre reumática pode tomar anticoncepcional?

Teoricamente, os paciente com artrite reumatóide podem usar qualquer anticoncepcional, isto é, seja um progestágeno puro ou combinado com etinilestradiol. O fato de usar corticóide não a impede de usar anticoncepcional.

Quem tem lupus porque não pode tomar anticoncepcional?

Paciente com lúpuspode utilizar anticoncepcionais a base de progesterona e preservativo. SE informe com seu ginecologista. O ideal seria não menstruar, mas se tem intolerâncias orais, terá benefício também com uso do injetáveis.

Quem tem lupus pode tomar Cerazette?

O lupus em si não contra-indica o uso de anticoncepcional.

Quem tem lupus pode doar órgãos?

Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.

Quem tem lupus pode tomar vitaminas?

Pacientes com Lúpus podem tomar a Vitamina Centrum? Polivitamínicos podem ser consumidos por pacientes com lúpus, no entanto devem ser prescritos por nutricionistas ou médicos, de forma a não ultrapassar as recomendações diárias.