A respiração ofegante pode ser considerada normal após a realização de uma atividade física de maior intensidade, no entanto quando se torna frequente e não melhora mesmo após o repouso, pode ser sinal de problemas respiratórios ou cardíacos, sendo importante consultar o clínico geral para que se possam fazer exames e ...
As pessoas suspiram quando se sentem estressadas, frustradas ou quando a tristeza as oprime com o seu véu suave. É nesse momento que o nosso subconsciente, quase que num ato de reflexo, parece buscar esse botão de reinício para nos oxigenar, para nos deixar livres momentaneamente da dor.
Em caso de falta de ar, o primeiro passo é manter a calma e sentar-se confortavelmente, fechando os olhos de modo a conseguir concentrar-se na própria respiração. Depois disso, deve focar a atenção na entrada e saída do ar dos pulmões, de forma a regular a respiração.
As causas podem ser diversas. Sonolência, cansaço, reação vasovagal, falta de hidratação do corpo (pessoas com sede tendem a bocejar mais), reflexo de pura fadiga, sinais de que algo com o coração não vai bem e também um alerta de que algo com a glândula tireóide não está indo bem.
Sugiro primeiro um bom exame clínico quanto a respiração. Após sugiro uma psicoterapia com psicólogo que poderá avaliar as questões da ansiedade, bocejo etc. Bom dia, esse sintoma pode sim estar associado a ansiedade.
Neste caso, a melhor forma seria você consultar um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para que ele possa tratar os seus medos e preocupações. Bom dia, a ansiedade precisa ser tratada com psicoterapia para te ajudar a entender o que está causando o bloqueio do bocejo e os espirros em você.
Já quem sente dor no peito ao respirar, independentemente do lado, pode estar sofrendo de ataque de pânico, ansiedade ou estresse, lesões musculares ou câncer no pulmão. Dores no peito, associadas à queimação, podem ser indícios de gases e/ou problemas digestivos.
O senso comum aponta e a Ciência comprova: respirar profundamente ajuda mesmo a acalmar a tensão. Segundo um estudo publicado na revista Science, cientistas norte-americanos descobriram que existe um grupo de neurônios que se conectam à respiração, enviando sinais que regulam os níveis de excitação e tranquilidade.
Veja as vantagens de respirar corretamente para todo seu corpo:
Quando notar que uma crise se aproxima, segure a respiração, coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o peito e comece a respirar devagar, utilizando o diafragma. Inspire pelo nariz, segure a respiração por três segundos e expire pela boca lentamente. Você deve sentir o abdômen subindo e descendo.