Em suma, para se orientar com uma bússola e um mapa, você deve posicionar a bússola no mapa, ajustá-la e girar ambas as ferramentas. Assim, o norte da agulha, a marca referencial e o norte do mapa estarão todos alinhados.
História. A bússola é um equipamento inventado pelos chineses, sendo usada nas navegações. A bússola, então ainda chamada «agulha de marear», começou a ser utilizada, em larga escala, na Europa por volta do século XIII.
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos. Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs.
Se o ímã puder se mover livremente e não for fixo, ele aponta para o norte. Se usarmos vários ímãs e os penduramos em um fio, por exemplo, podemos observar como eles reagem. Como já sabemos que os pólos opostos se atraem, descobriremos que o Polo Norte é na verdade um Polo Sul magnético.
O campo magnético de um imã é a parte que envolve o imã. Essa parte é composta por algumas forças magnéticas em forma de pedaços de ferro, como por exemplo, os pólos de outros imãs. Sendo assim o campo magnético fica ao redor do imã.
Direção e sentido: a força magnética que age no fio condutor percorrido por uma corrente elétrica terá direção perpendicular (a) ao plano que contém o fio considerado e (b) ao campo magnético.
Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Para saber a direção e o sentido do campo magnético, basta usar a regra da mão direita.
Quando a agulha imantada de uma bússola alinha-se ao campo magnético da Terra, o polo norte da agulha aponta para a região norte do planeta e o polo sul do ímã da bússola aponta para a região sul do planeta. ... Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético.
As experiências realizadas por Oersted mostraram que um condutor percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético ao seu redor. ... Podemos determinar o sentido do campo magnético em torno do fio condutor através de uma simples regra conhecida como regra da mão direita.
Essa interação é denominada força magnética. Podemos dizer, então, que a força magnética só surge quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica.
Quando um fio condutor é percorrido por uma corrente elétrica, parte da energia cinética dos elétrons é transferida para os átomos, aumentando sua agitação. Com isso, há um aumento na temperatura. O nome que se dá a esse fenômeno é efeito Joule.
Quando uma corrente elétrica percorre um fio condutor, um campo magnético é gerado em torno desse condutor. Em relação a esse comportamento eletromagnético, pode-se afirmar que: A) o campo magnético é paralelo ao condutor.