As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. ... Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
Máquinas frigoríficas Dessa forma, em uma máquina térmica, a fonte quente e a fonte fria são sistemas que trocam calor sem que suas temperaturas variem, em pequenos intervalos de tempos. ... Exemplos: geladeiras, freezers e refrigeradores.
O calor flui do reservatório à temperatura elevada (fonte quente) para o reservatório à temperatura mais baixa (fonte fria), obedecendo a Segunda Lei da termodinâmica e transformado parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.
O rendimento desta máquina de Carnot é o máximo de uma máquina térmica que esteja trabalhando entre determinadas temperaturas entre quente e fria. Esse rendimento, no entanto, nunca chega aos 100%. Sendo que é a temperatura da fonte fria medida em Kelvin, e é a temperatura da fonte quente também medida em Kelvin.
Assim, a maior eficiência possível de uma máquina térmica é a de Carnot, que, como provado anteriormente, é sempre menor que a unidade, logo, não existe máquina térmica perfeita com eficiência de 100%.
A eficiência de um motor elétrico é a proporção entre a potência de saída (mecânica) e a entrada de energia (elétrica). ... O projeto de um motor elétrico busca minimizar essas perdas para aumentar a eficiência.
A dormência nos dedos é um sintoma que pode ocorrer em algumas pessoas que sofrem de doenças, como fibromialgia, neuropatia periférica ou síndrome do túnel do carpo, por exemplo.