Tratamento: Febendazol (50mg/Kg por 3 dias). Giardíase e Amebíase - Provocam lise das células epiteliais e ulceração da mucosa intestinal. O diagnóstico se faz por exame parasitológico das fezes e biópsia da mucosa do cólon. Tratamento: Metronidazol (25-30 mg/Kg via oral de 12 em 12 horas por 5 dias).
Colite em gatos: entenda o que é e as principais causas da doença. Segundo o veterinário, a colite em gatos é caracterizada por uma inflamação na mucosa do colo, que é uma parte do intestino do animal responsável pela absorção de alimentos e líquidos. A inflamação pode se apresentar de duas maneiras: aguda ou crônica.
Geralmente, os principais motivos para diarreia em gatos são: Parasitas – alguns vermes podem causar problemas na digestão de seu amigo. Gatos filhotes e pets com a vermifugação atrasada são as principais vítimas dos parasitas; Alteração na alimentação – gatos podem ser chatos com sua comida.
Como a flatulência é normal no sistema de qualquer mamífero, um gato com gases fedidos ou não nem sempre é sinal de perigo. Se você desconfia que seu bichano está soltando um ou outro pum eventual, provavelmente ele está saudável e não há porque se preocupar.
Na natureza, os gatos procuram lugares seguros para dormir, como no topo das árvores e em tocas, então deitar ao seu lado nesta hora, é sinal de que o seu pet confia em você.
O instinto de sobrevivência leva os gatos a procurar refúgio quando dormem, junto de outro ser que lhes transmita segurança. Depois de estabelecida esta rotina, eles funcionam como um despertador.
Ou pode ser que ele se sinta inseguro devido a uma mudança significativa na sua rotina ou na casa, e nesse caso será necessário respeitar o tempo de adaptação do animal, sem nunca forçá-lo. Você também pode tentar ajudá-lo usando um difusor de feromônios.
Alguns gatos mordem seus pés ou tornozelos simplesmente porque são agressivos. Isso pode ser devido a problemas de socialização que eles têm desde que eram filhotes ou a um ambiente que gera estresse para eles. Se o seu gato estiver em uma dessas situações, eles podem atacá-lo como uma forma de autodefesa.
Se você alguma vez passou longos minutos com um gatinho dormindo em sua barriga, deve ter percebido que esses pets são fofos e quentinhos. Essa percepção acontece pois a temperatura corporal dos gatos fica entre 38 °C e 39,2 °C. Apenas alguns graus acima da temperatura dos humanos.
A Temperatura Felina “normal”, assim como nos cães fica em torno de 38 a 39,2° Celsius.