Como exemplos podemos citar a pele, cílios, mucosas, fluídos corporais e ações físicas como tosses e espirros.
A resposta imune inata é capaz de prevenir e controlar diversas infecções, e ainda pode otimizar as respostas imunes adaptativas contra diferentes tipos de microrganismos.
Quais são as dicas para turbinar o sistema imunológico?
Os principais componentes celulares da imunidade adaptativa são os linfócitos T do tipo αβ (CD4+ ou helpers e CD8+ ou citotóxicos) ou linfócitos T do tipo γδ encontrados em mucosas e cujas funções têm sido investigadas recentemente.
Os linfócitos B que realizam a produção de anticorpos são estimulados pelos linfócitos TCD4, ou seja, essas células têm papel fundamental na resposta imune adaptativa. ... Então se inicia a resposta imune adaptativa, esse acontecimento (formação de anticorpos) ocorre a partir do 3º ao 7º dia após a exposição de antígenos.
→IMUNIDADE ADAPTATIVA: se trata de um processo mediado por anticorpos, que vão impedir que os vírus se liguem às células e nelas entrem. Além disso, há a eliminação da infecção com a destruição das células infectadas, isso será feito pelo CTL.
Na resposta imune inata a principal arma imune é a degradação das células infectadas e o reconhecimento dos vírus pelos receptores das células imunes. Já na resposta imune adaptativa ocorre a produção de anticorpos neutralizantes e a produção de células específicas capazes de impedir a disseminação da infecção.
PAMP - Padrão Molecular Associado a Patógenos- As membranas dos microorganismos apresentam umaestrutura molecular com padrão repetido. - O sistema imune inato reconhece estes patógenos por meio dereceptores que se ligam a padrão de estrutura regular(reconhecimento de padrão de moléculas associado a patógeno).
Os antígenos são substâncias que podem ser reconhecidas pelas células T, células B ou ambas através de receptores representados por anticorpo ou TCR (receptor de célula T) particular. Antígeno completo ou imunógeno: é capaz de ativar uma resposta imune. Antígeno incompleto: não é capaz de ativar uma resposta imune.
Células B reconhecem seus sítios de ligação com o antígeno em sua forma nativa. Elas reconhecem o antígeno livre (solúvel) no sangue ou linfa usando suas BCR ou sítio de ligação entre membrana e imunoglobulina.