Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
O tratamento da hipercifose é, normalmente, fisioterapia convencional, que tem como objetivo fortalecer os músculos, garantir o alongamento peitoral e fortalecer a região abdominal e lombar. Além da fisioterapia convencional, o RPG (Reeducação Postural Global) pode ser recomendado, bem como o Pilates.
O tratamento da Cifose de Scheuermann depende do grau da curvatura (medida em radiografias), além da idade esquelética. Casos leves são tratados com exercícios físicos e fisioterapia, casos intermediários com órtese (coletes) e deformidades graves têm indicação de correção cirúrgica.
Prática de exercício físico Exercícios localizados: para fortalecer os músculos abdominais; Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.
Uma cirurgia de escoliose pode custar R$ 35 mil. Eduardo Carneiro, presidente voluntário da AACD, diz que o SUS cobre, no máximo, 25% do custo desse tipo de cirurgia e, em média, 16% de todos os procedimentos cirúrgicos do hospital.
Com os recentes avanços na tecnologia, alguns pacientes têm alta no prazo de uma semana após a cirurgia e podem não precisar usar a cinta pós-operatória. Alguns pacientes também conseguem retornar à escola ou ao trabalho de 2 a 4 semanas após a cirurgia e retomar muitas atividades pré-operatórias dentro de 4 a 6 meses.
A maioria dos cirurgiões de escoliose concordam que as crianças com curvas graves (50 graus ou mais) necessitarão cirurgia para corrigir a curva e evitar que a sua progressão. A cirurgia para escoliose é a artrodese da coluna. Isto é, em essência, um processo de “colagem”.
Olá, Sim, mas é essencial que você faça regularmente um programa de treinos musculares, assim irá preparar sua musculatura para a realização das aulas de boxe, evitando malefícios com o impacto.