EQST

O Que Firmar Exu?

O que é firmar Exu?

Um Exu Guardião é assentado na tronqueira, e vários outros são “firmados” dentro dela, sendo que estes estão ligados a outros senhores Exus Guardiões de reinos e de domínios regidos por outros Orixás.

Como fazer uma quartinha de Exú?

Para consagrar sua quartinha de residência a sua Pombagira ou Exú Regente, basta colocar champanhe (Pombagira) ou Cachaça (Exú) dentro e acender uma vela branca comum ao lado chamando pela entidade regente para que proteja e descarregue todos aqueles que entrarem em sua morada.

Para que serve a firmeza?

Firmeza na realidade é um conjunto de elementos unidos com propósito determinado e com conjuração específica para cumprir um fim em especial. Podemos ter firmezas de proteção, de cura, de saúde, de harmonia, de prosperidade, de descarrego e uma infinidade de outras mais.

O que significa a palavra firmeza?

1 Qualidade do que é firme ou seguro; estabilidade, solidez: O terreno onde alguns moradores construíram suas casas não tem nenhuma firmeza.

Qual a diferença entre firmeza e oferenda?

Um assentamento deve ter um dia definido na semana para ser iluminado e realimentado; já uma firmeza, deve ser iluminada e realimentada sempre que o seu zelador fizer um novo pedido de auxilio à entidade firmada.

O que é firmar o ponto na Umbanda?

Devemos compreender que os firmamentos são firmezas feitas, ou para a segurança da casa em questão, ou para a própria segurança dos médiuns que nessa casa trabalha em prol da caridade. ...

Como se faz uma Tronqueira?

A firmeza na tronqueira é feita geralmente nas sexta-feira que é o dia de maior circulação de energia dentro da casa, o que não quer dizer que seja proibido acender nos demais dias. Sua casa pode ter uma firmeza desde que seja pedido e orientado por um guardião .

O que é assentar o santo na Umbanda?

Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. Um assentamento pode ser destinado a uma só força ou poder, ou a várias. Mas, em geral, faz-se um para cada força ou poder que se deseja assentar.

O que é deitar para o Santo?

Na época do movimento 'Ele Não', estava deitada para o santo ('Deitar pro Santo' é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo). Quando ela saiu é que viu que o povo estava em polvorosa. Ela estava se separando e, aliás, ela foi deitar porque estava se separando”.

Porque assentar Orixa?

Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.

Como se firmar na Umbanda?

2º – Após firmar os Orixás em triângulo o médium os saúda, pede-lhes a benção e a proteção. Depois pede licença para firmar seu Preto Velho no Campo Santo. 3º – Em seguida, recua 7 passos largos para trás dando o primeiro com o pé direito e também no sétimo.

O que é firmar guia?

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

Como cuidar das entidades na Umbanda?

Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.

Como fazer firmeza para Iansa na Umbanda?

Firmeza na força de Iansã para direcionar os caminhos

  1. Fita Vermelha (todas com tamanho do cotovelo a ponta do dedo).
  2. Fita Laranja.
  3. Fita Branca.
  4. Espada de Santa Bárbara (igual de São Jorge, mas com bordas amarelo-esverdeadas).
  5. Copo com água.
  6. Vela Amarela ou Vermelha. Releitura Iansã na versão indígena.

O que oferecer a Iansã?

As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras. Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô.

Como firmar vela para Iansa?

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Como rezar para Iansa?

“Oh Mãe Iansã, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura, Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades ...

Qual vela devo acender para Iansa?

nas cores azul e branca, para Iemanjá. VELA NA COR AMARELA: IANSÃ. com os objetivos do trabalho. VELA NA COR MARROM: XANGÔ.

Como fazer uma oferenda para Oyá?

Como preparar a Oferenda de Oyá Você deve fazer uma pasta com ORI da costa (banha de Ori), EFUN (ralado) e Noz Moscada. Apos moldar uma torre e por no prato de barro com os ingredientes a cima, enfeite com 9 (nove) folhas de Salvia.

Quais as frutas de Iansa?

Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja. Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).

Quais as falanges de Iansa?

Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).