4 etapas para trabalhar danças na Educação Física
Manifestação artística que utiliza o corpo para produzir movimentos ritmados. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.
É evidente que para dar início ao trabalho com o corpo e movimento é preciso providenciar materiais e espaços adequados, organizando a atividade em momento inicial, aquecimento e uma finalização, o relaxamento. Nessa transição do inicio para o fim da proposta, é preciso organizar o desenvolvimento da atividade.
No entanto, nota-se que a dança ainda é ser pouco utilizada como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. ... Os principais fatores manifestados para a ausência da dança no contexto escolar são a falta de afinidade e o despreparo dos professores para inseri-la nas aulas de Educação Física.
“A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.
04-São aspectos que caracterizam a dança no contexto da escola: "A Cultura Corporal de Movimento sugere os temas dança, jogos, ginástica, lutas e esporte para a educação. ... Deve priorizar os movimentos naturais, os aspectos lúdicos do movimento e a. expressão criadora do movimento como fatores de comunicação.
(631083) Quando se caracteriza um determinado tipo de apresentação de Dança, é muito comum o uso do termo “solo”. Em relação a essa modalidade artística, esse termo significa uma apresentação com mais de dois dançarinos. ... realizada apenas com um dançarino.
Segundo a BNCC as danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns.
Nesse sentido, entendemos que as atividades rítmicas no espaço escolar, podem ser classificadas da seguinte maneira: Percussão corporal: produção de sons com o corpo. Exercícios rítmicos com a utilização de materiais: como pular corda; atividades que envolvam a utilização de materiais como bolas, bastões, entre outras.