As claves estabelecem o lugar de uma nota, a que leva o nome, e a partir dela podemos saber quais são todas as outras. São três tipos de clave: a de sol, de fá e de dó. A clave de sol fixa a nota sol na segunda linha da pauta, de baixo para cima. ... Ela fixa a nota fá na quarta linha de baixo para cima.
A pauta musical ou pentagrama é um conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes, dispostas na horizontal formando quatro espaços para que seja possível realizar a grafia das alturas.
A clave de fá, também chamada de androclave ou de clave masculina, é uma das claves musicais existentes. ... Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves.
Repare que na clave de Fá existe o mesmo Dó que você viu representado na clave de Sol (Dó central). É um ponto de encontro! Como essa clave mostra as notas mais graves, no piano ela representa o que você deve tocar com a mão esquerda, enquanto a clave de Sol mostra o que você deve tocar com a mão direita.
Para ler as notas na clave de fá, você deve contar 3 notas na escala, incluindo ela mesma, a partir do que seria na clave de fá. Por exemplo, se a nota na clave de sol fosse um mi (primeira linha), na de fá seria um sol.
Na clave de sol (3o oitava, no piano) lê-se a nota sol na linha em que a clave inicia. ... Já a clave de fá é mais usada quando se tem notas mais graves, pois lê-se, na linha em que a clave inicia, o fá (2o oitava, no piano).
Temos três chaves bem conhecidas: Sol, Fá e Dó. Tanto no piano como no teclado utilizamos apenas as claves de Sol e Fá, por isso vamos tratar apenas dessas duas hoje.
Utilizam-se atualmente três claves: a Clave de Sol, a Clave de Dó e a Clave de Fá. Instrumentos tais como a flauta, violino, violão, clarineta, e vozes agudas tais como soprano, contralto e tenor utilizam a Clave do Sol. Esta clave é utilizada para representar notas da região médio-aguda.
Na aula de hoje iremos aprender sobre as figuras rítmicas, que são símbolos utilizados na escrita musical para representar a duração dos sons.
Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração.
As figuras musicais que mais se destacam são: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa (essa é a ordem seguindo a lógica de cada figura dura metade do tempo da anterior). Lembrando que usamos esse exemplo com atribuição de valores apenas para deixar mais didático.
Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
Definição. ) é uma alteração que diminui meio tom a uma nota musical. O símbolo afecta todas as notas que se lhe seguem no mesmo compasso ou até haver um bequadro (acidente que desfaz o efeito do sustenido ou do bemol), tornando a nota natural. ... O bemol pode também ser representado em Unicode '♭' (266D hexadecimal) .