De acordo com o jornalista brasileiro, a paralaxe cognitiva é “o afastamento entre o eixo da construção teórica e o eixo da experiência real anunciado pelo indivíduo”. Se trata de um fenômeno de autoengano coletivo, que surgiu na modernidade e que se encontra patente em várias obras de pensadores ou cientistas.
É mais comum que o erro de paralaxe ocorra em vidrarias, ou ainda, em pipetas, provetas, que tenham um meio de fato não transparente. Para evitar tal erro é importante analisar mais de um ponto para a retirada de dados.
A luz das outras estrelas leva anos para chegar até nós, por isso medimos as distâncias entre as estrelas em unidades chamadas anos-luz. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano, em torno de 10 trilhões de km. Note que o ano-luz é uma unidade de distância, e não de tempo.
Para medidas dentro do sistema solar a unidade mais adequada é a unidade astronômica, que é a distância média entre a Terra e o Sol. Distância que a luz, propagando-se no vácuo, percorre em um ano.
O parsec é uma unidade usada para medir distâncias entre corpos celestes muito distantes do Sistema Solar e equivale a 3,084.
A distância entre duas cidades, por exemplo, é medida convenientemente em quilômetros. Imagine que, em vez de dizermos que de uma cidade A até outra cidade B há 150 km de distância, falássemos que há cm.