A psicologia organizacional surgiu a partir de uma área de estudo chamada de psicologia industrial. Engajada na testagem psicológica e no recrutamento e seleção, a psicologia industrial era direcionada para a produtividade, sem dar tanta atenção para a qualidade de vida na empresa e nem para a interação entre grupos.
O papel do psicólogo organizacional Um psicólogo organizacional participa de vários processos e tem uma atuação estratégica em algumas demandas da empresa. Ele aplica a psicologia com foco na gestão de pessoas desde o recrutamento até a gestão de conflitos, quando ela ocorre.
Dois psicólogos são considerados os principais fundadores da área: Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott eram psicólogos experimentais e professores universitários que se envolveram na aplicação de técnicas da psicologia para resolver problemas em organizações.
A psicologia do trabalho surgiu no século 19 e teve três grandes momentos, que foram: a fase industrial, a fase organizacional e a fase organizacional e do trabalho, que é a que nos encontramos atualmente.
O trabalho é uma atividade que exercemos em específico, já a profissão se refere à área em que atuamos, ou seja, nossa ocupação — a qual requer uma especialização formal. ... Afinal, é muito importante que você entenda a diferença entre trabalho e profissão para que possa construir uma carreira de sucesso.
Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.
Representa o momento em que o colaborador entende que possui Conhecimentos, Atitudes e Habilidades para prestar um serviço com mais qualidade e eficiência do que o seu antigo patrão. Dessa forma, significa que houve uma derivação da área de ocupação do ex-empregado.