O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. ... Podemos elencar estudos filosóficos sobre o senso comum desde a Grécia Antiga.
Dessa forma, consideramos os saberes populares como um conjunto de conhecimentos elaborados por pequenos grupos (famílias, comunidades), fun- damentados em experiências ou em crenças e superstições, e transmitidos de um indivíduo para outro, principalmente por meio da linguagem oral e dos gestos.
Acreditamos que levar em conta os saberes populares dos estudantes é uma ferramenta humanizadora e uma forma de levar em conta a subjetividade do aluno e situá-lo como transformador de seu próprio mundo, fazendo assim uma educação científica crítica e cidadã.
A construção do conhecimento científico será formada a partir da reflexão sobre os limites das teorias e não estará baseada em experimentações que já estão consagradas. Eles conseguirão avaliar e diagnosticar novas situações e, assim, comprovarão as suas conclusões e provavelmente aprenderão com elas.
Desse modo, atentando para os procedimentos metodológicos escolhidos, pode-se dividir o percurso da investigação em três grandes etapas, a saber: levantamento do material bibliográfico; teste do instrumento para levantamento das informações; levantamento das informações.
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação….