"Praticantes de atividade física veganos ou vegetarianos podem substituir a carne vermelha por alimentos como a lentilha, grão de bico, feijões em geral são alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Como também pode-se optar por suplementos proteico a base de origem vegetal para suprir a carência de proteína.
Para substituir a carne nos pratos e mantê-los prazerosos
Estudos revelam que o consumo desta eleva os níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas. A exclusão da carne pode diminuir até 35% o colesterol, rácio equivalente à terapia medicamentosa.
Soja. Principal alternativa à carne, é rica em proteínas e fornece todos os aminoácidos de que precisamos. Sua ingestão também reduz o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. O mercado fornece um grande leque de produtos, como bife, leite, queijo, iogurte e hambúrguer.
Substituição do ferro: Feijão, espinafre, couve, lentilha + uma fonte de vitamina C (laranja ou limonada). Evite beber mate ou tomar um iogurte de sobremesa. Proteína: peixe, frango ou ovo. Se preferir uma refeição vegetariana, a mistura do arroz integral com feijão forma uma proteína completa.
8 alimentos ricos em proteína para substituir a carne
Alimentos com proteína animal
Quando se trata de fornecer proteínas para o organismo, a carne de porco tende a ficar um pouco atrás das demais. De acordo com a USDA, o estimado é que, em 100 g da carne, se encontram 10 g do nutriente.
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
Os vegetais mais ricos em proteína são as leguminosas, não as frutas. As frutas são principalmente ricas em água, fibras e açúcares, mas algumas delas podem de fato ter um teor perceptível deste nutriente, como abacate, romã, jaca, maracujá, goiaba, banana, tâmara, ameixas e damascos secos e uvas passas.
Privilegiar boas fontes de proteínas – como carnes brancas e magras (peixes e frangos sem pele), soja, feijão, nozes e laticínios com pouca gordura – é forma de adotar uma dieta hiperproteica com mais qualidade. No entanto, antes de adotá-la, converse com o médico e nutricionista.
Sintomas do excesso de proteínas Osteoporose, pois o excesso de proteína pode causar aumento da excreção de cálcio; Pedra nos rins; Aumento de peso; Problemas no fígado.