Físico-Cinestésica = Corporal (Concreta) Capacidade de utilizar o próprio corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Incluem habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza (Mímicos, dançarinos, desportistas, mágicos e malabaristas).
A inteligência interpessoal está ligada justamente às nossas habilidades sociais e de relacionamento. Uma pessoa de forte inteligência interpessoal tem maior habilidade para entender as outras pessoas, suas emoções, necessidades, motivações e intenções.
A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.
Realizar diferentes atividades diárias com música, assim como adaptar e escolher a música de acordo com as tarefas realizadas, o momento e o estado emocional é outra das atividades para desenvolver a inteligência musical. Dançar seguindo o ritmo da música com composições musicais de diferentes gêneros.
A capacidade de ouvir e compreender o outro inclui não apenas a fala, mas também as expressões e manifestações corporais. O que é a chamada Teoria Cinestésica? a) É o estudo dos recursos tecnológicos que facilitam a comunicação, oriunda de estudos do modernismo.
Percepção cinestésica é a capacidade de percepção da organização do nosso corpo no espaço. Trata‑se de um processo ativo de interpretação da informação sensitiva e representa o conhecimento de um sujeito ou uma vivência corporal.
Assim sendo, uma “atividade cinestésica”, no nosso entender, será uma atividade que faz uso da sensibilidade física como veículo de perceção da informação, isto é, é toda a atividade de aprendizagem que envolva movimento físico por parte dos alunos com um objetivo concreto de aprendizagem.
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
A teoria das inteligências múltiplas defende a ideia de que a inteligência não deve ser vista como uma só dimensão, e sim como algo que contempla uma série de áreas diferentes. Conhecer essa teoria é importante para os gestores buscarem conhecer as potencialidades dos seus funcionários.
Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática