O cálculo dental é um depósito de cor amarela ou marrom que se forma quando a placa se mineraliza sobre o dente. A propensão para a formação de tártaro varia significativamente conforme cada pessoa. Em geral, com a idade mais avançada, as pessoas tornam-se mais propensas a formar cálculo nos dentes.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
Outra dica é o fermento em pó químico. Sim, o fermento de bolo, aquele famoso pó é ótimo para remover o tártaro dos dentes. E ainda pode deixá-los brancos. O processo é bem simples: dissolva um pouco de fermento na água e escove bem os dentes, enxague e pronto.
5 dicas para diminuir as chances das cáries aparecerem