O êxodo rural, a acelerada urbanização e a industrialização também apresentaram papel fundamental na origem das favelas. Uma marca importante das favelas desde a sua origem é a presença de contrastes e ausência de apoio do Estado.
Principais Causas da Favelização A favelização é um problema socioeconômico causado pela estagnação econômica, pelo desemprego, pela falta de planejamento urbano, por desastres naturais e pelas guerras.
A favelização também ocorre em países desenvolvidos porque a desigualdade de renda, apesar de ser menos em tais países também existe; As favelas se caracterizam como: centros urbanos de casas improvisadas. com aglomerados de pessoas.
A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.
A criação de condomínios fechados é o exemplo mais frequente de segregação no espaço urbano. Impulsionada pelo medo da violência e pela busca de segurança e tranquilidade, esse fenômeno resulta em redução dos espaços públicos, ao restringir o acesso a determinadas áreas da cidade.
substantivo feminino Ação de segregar, de separar, de isolar, de se afastar; afastamento, separação. [Sociologia] Isolamento forçado de um grupo para o afastar do grupo principal ou de outros; discriminação: segregação racial.
A segregação urbana deve ser vista e entendida como um processo estrutural, ou seja, os principais fatores que geram a auto-segregação e a segregação induzida encontram-se na própria sociedade: no modo como a sociedade encontra-se organizada e funciona, no estilo de vida e na cultura dominante.