Para verificar a presença de sangue nas fezes, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no intestino, como:
Com o auxílio de uma espátula, são espalhadas pequenas quantidades de fezes sobre o papel e após é acrescentado algumas gotas de água oxigenada, se neste momento o papel ganhar uma coloração azulada, é indicativo de sangue oculto nas fezes. Ainda pode ser encontrado pus e parasitos nas amostras.
Melena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição. Dessa forma, este tipo de cocô é muito comum em pessoas que têm algum tipo de sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, no esôfago ou no estômago.
Em geral, encontrar sangue nas fezes do bebê não é uma situação grave, mas se o bebê estiver com diarreia com sangue ou estiver com febre igual ou superior a 38º C deve-se ligar para o pediatra prontamente, pois pode ser algo mais grave e talvez seja necessário realizar exames.
No caso dos recém-nascidos, o sangue pode aparecer devido a rachaduras que, na maioria das vezes nem conseguem ser vistas a olho nu, nos mamilos da mãe. Portanto, o sangue acaba sendo engolido junto com o leite materno e pode aparecer no cocô do pequeno.
A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. O sangramento anal pode ser assustador, mas na maioria das vezes sua causa não é grave.
Desta forma, é importante consultar o pediatra sempre que surgirem alterações bruscas nas fezes, principalmente quando acompanhada de outros sintomas como diminuição do apetite, vômitos ou irritabilidade, para que o bebê seja avaliado e inicie logo o tratamento adequado.
É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.
As principais causas da diarreia no bebê são as viroses, que causam também vômito, febre e perda do apetite. A gastroenterite causada pelo Rotavírus é comum em bebês com menos de 1 ano de idade, mesmo que tenham sido vacinados, e como principal característica tem uma diarreia com cheiro de ovo podre.
A presença de fezes amarelas é uma alteração relativamente comum, mas que pode acontecer devido a vários tipos de problemas diferentes, desde uma infecção intestinal até a uma dieta rica em gorduras.
"Se for o nosso que é engolido não faz mal para a saúde. Muitas vezes fazemos isso sem perceber e, na maioria das vezes, o catarro e o que tem nele é destruído no estômago, ou no intestino.
1. Xarope de cebola e alho. O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.