São exemplos de artes híbridas, as modalidades artísticas contemporâneas em que os artistas trabalham com elementos científicos e tecnológicos emergentes. Ou seja, utilizam perspectivas científicas, naturalistas e evolucionistas.
O Arte Colaborativa - Ações Compartilhadas é um movimento de cooperação e compartilhamento, nascido a partir do Sagarana43 Coworking. Seu objetivo é estimular a reunião de pessoas com interesses comuns, fomentando parcerias e amizades.
A obra de arte colaborativa se configura como um dispositivo, um conjunto de relações construídas em uma oportunidade geradora ou não de materialidade, mediada ou não por outros dispositivos que favorecem a troca entre artistas e não artistas.
Conjugam-se, com efeito, a observação e análise das vocações, missões e objetivos de indivíduos, mas também de parceiros locais e públicos-participantes, desenhando-se com esta tríade as nossas pequenas comunidades de artes colaborativas.
Linguagem convergente: coincide com idéias, tendências sociais, culturas ou econômica de outros. Ex: Arquitetura, Ilustração, Videoclipe, Design, Moda, etc.
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.