As folhas do espinafre são brilhantes e de cor verde-escura. O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A.
O espinafre é uma hortaliça saborosa, rica em ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2, além de fornecer cálcio, fósforo, potássio e magnésio, sendo particularmente indicado para pessoas com anemia e desnutrição. O espinafre deve estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento.
O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.
Sem exagero o espinafre cru pode ser comido. Mas espinafre contém ácido oxálico, um anti-nutriente**. O ácido oxálico interfere na absorção de minerais, principalmente cálcio e magnésio.
Qual a melhor forma de consumir o espinafre? Depois de analisar os resultados, eles descobriram que misturar espinafre ainda cru em um smoothie ou suco é a melhor maneira de obter luteína. É ainda mais benéfico quando um produto lácteo, como leite ou iogurte, é adicionado.
É importante secar completamente se você for congelar o espinafre cru e não escaldado. Mas não é muito necessário se você for congelar o espinafre escaldado ou em forma de purê.
A dose ideal é uma porção (uma xícara) uma a duas vezes por semana. O espinafre deve fazer parte de uma dieta equilibrada, composta por uma grande variedade de alimentos, sempre alternando legumes e hortaliças.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Esse vegetal é muito versátil podendo ser consumido cru ou cozido em saladas, sopas, refogados e sucos naturais, sendo uma opção fácil, barata e com poucas calorias para enriquecer a dieta com vitaminas e minerais.
O espinafre é um ótimo aliado para se ter em qualquer dieta. Versátil, pode ser facilmente colocado na sua salada ou ainda serve de ingrediente em diversas receitas. O vegetal ajuda a reduzir sua saciedade e, além disso, é ser rico em minerais como o cálcio e ferro. Também é fonte das vitaminas A, C e K.
Como usar o Espinafre em Pó? O Espinafre em Pó pode ser adicionado em sucos de frutas, em sopas, no arroz para torná-lo mais nutritivo e colorido e em receitas de panificação. Também pode ser utilizado na confecção de massas caseiras para aumentar o valor nutricional e dar uma maior coloração.
Rico em antioxidantes “Beber suco de espinafre é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de antioxidantes”, diz a especialista. Ela lembra que os antioxidantes neutralizam as moléculas instáveis chamadas radicais livres, protegendo contra o estresse oxidativo e doenças crônicas.
Espinafre é um vegetal verde, com folhas e rico em ferro. Ele não é apenas para o Popeye – essa verdura pode ser apreciada por todos, seja cozida ou crua. Você pode colocar o espinafre em saladas ou vitaminas, fervê-lo, salteá-lo e até fazer um creme com ele, para aproveitar o máximo desta verdura simples e saborosa.
Coloque sal em alimentos amargos antes de cozinhá-los. Polvilhe meia colher de chá de sal sobre vegetais amargos, como espinafre, endívias ou melão amargo, e reserve por 15 minutos. O sal vai absorver o amargor. Jogue fora o líquido, lave e cozinhe os vegetais como desejar.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
O frio interrompe a cocção do espinafre e impede que as folhas murchem. Para que as folhas não escureçam adicione um pouco de vinagre na água fervente. O sabor do vinagre não permanecerá, pois quando as folhas forem colocadas na água gelada o gosto será removido.
Corte as folhas do espinafre exatamente onde elas começam. Lave as folhas com água e deixe-as de molho durante alguns minutos. Depois, coloque-as para secar em um pano ou em papel absorvente. Aperte um pouco as folhas para tirar o ar e guarde-as, com o papel, em um pote plástico. ;)
Coloque a muda com cuidado para evitar danos nas raízes. Cubra o buraco gentilmente e regue cuidadosamente. Posicione o vaso em um local com luz indireta ou luz solar filtrada até que as raízes se estabelecem, altura em que deve colocar o vaso num local com luz solar direta, com 6 a 8 horas de luz diárias.
É uma planta de crescimento muito rápido (aproximadamente 40 dias). Possui caule curto e folhas verde-escuras que crescem ao seu redor. Suas propriedades são ricas em vitaminas A, B, C e H, além de conter sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.
12 semanas
Seguidamente, faça micro furos na parte inferior da garrafa PET (parte que irá ficar encostada no chão) para que a água acumulada possa sair do recipiente; Acrescente pedrisco, o substrato e depois acomode a muda de hortaliça ou tempero escolhida; Por fim, regue a mudinha e acompanhe seu crescimento.
Separe garrafas pet e lave-as bem e seque mantendo a tampa na garrafa. Com qualquer instrumento cortante, de preferência uma faca, corte-a lateralmente. O recorte precisa ser do tamanho suficiente para você poder colocar a terra adubada, plantar a muda e depois colhê-la.
Primeiramente, faça um corte retangular na parte frontal da garrafa para colocar a terra e plantar a muda, assim como mostra na imagem. Mas, antes de colocar a terra, faça dois furos nas extremidades da garrafa para passar a corda ou o outro objeto da sua escolha.