A ausculta pulmonar requer uma atenção cuidadosa a ambos os pulmões, e é necessário fazer a comparação de posições equivalentes em cada lado do tórax para identificar a assimetria da respiração e dos sons pulmonares.
Quando estiver utilizando um estetoscópio você precisa abrir (ou indicar) o lado que você deseja usar – campânula ou diafragma – girando o auscultador. Se o diafragma estiver aberto, a campânula estará fechada, evitando sons vindo através da campânula, e vice versa.
Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A ausculta é utilizada para se ouvir os sons produzidos pelo nosso organizamos. Geralmente utiliza-se o estetoscópio para ampliar o sentido da audição.
A ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões, ela permite a obtenção rápida e pouco dispendiosa de numerosas informações sobre diferentes patologias broncopulmonares. É a fase do exame do tórax que fornece mais informações.
O exame físico de enfermagem é a investigação do corpo do paciente para determinar o estado de saúde do mesmo. Ele costuma ser realizado pelo enfermeiro e o procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente.
A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
Pode-se identificar quatro tipos de sons: timpânico, hipertimpânico, submaciço e maciço. A percussão sobre uma área sólida revela o som maciço; é o típico som obtido ao se percutir a região hepática.
A percussão é realizada com o terceiro dedo da mão direita, que golpeia a falange distal do dedo esquerdo, apoiado na parede. Aplicam-se dois golpes seguidos, rápidos e firmes, retirando-se instantaneamente o dedo, para não abafar o som.
Conheça as cinco etapas do processo de enfermagem dentro da Sistematização da Assistência de Enfermagem
O planejamento de enfermagem diz respeito à fase do processo na qual o enfermeiro identifica as intervenções necessárias para que aquele paciente alcance resultados esperados, e é individualizado. As intervenções planejadas buscam prevenir, intervir ou resolver os problemas apontados nos diagnósticos de enfermagem.
Destes, serão abordados do terceiro ao oitavo: “O Processo de Enfermagem”, “Primeira Etapa do Processo de enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico)”, “Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem”, “Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamentos dos Resultados Esperados”, “ ...
Florence Nightingale
A primeira diretora brasileira da Escola Anna Nery foi Raquel Haddock Lobo, nascida a 18 de junho de 1891. Foi a pioneira da Enfermagem moderna no Brasil. esteve na Europa durante a Primeira Grande Guerra, incorporou-se à Cruz Vermelha Francesa, onde se preparou para os primeiros trabalhos.
A Escola Anna Nery teve início com a vinda ao Brasil da enfermeira considerada a introdutora da "enfermagem moderna" no país, nos moldes da que existia nos Estados Unidos e Inglaterra. Trata-se de Ethel Parsons, que se tornaria diretora-geral do Serviço de Enfermeiras de Saúde Pública.
A Fundação Rockfeller teve papel decisivo na implantação da enfermagem moderna no Brasil, o que se concretizaria através da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, também conhecida como "missão Parsons", chefiada pela enfermeira norte-americana Ethel Parsons, composta por ...
Florence Nightingale