O ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. ... Em geral, os solos arenosos retêm pouca umidade, são menos férteis, muito fáceis de sofrer erosão e não são indicados para irrigação.
A total impermeabilização do solo nos lotes para construção civil faz com que a água não seja devidamente absorvida pelo solo e isso aumenta a possibilidade de ocorrência de grandes enchentes nas cidades.
Aquecimento global, risco de inundações, escassez de água e diminuição da biodiversidade são alguns dos principais impactos causados pela impermeabilização do solo. ... Apenas para conceitualizar, impermeabilizar o solo significa fazê-lo perder sua capacidade de absorver água.
A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.
A impermeabilização é uma das principais causas das inundações e deslizamentos em áreas urbanas (TUCCI, 2009) pois diminui as áreas verdes, reduz a capacidade de infiltração de água no solo e aumenta a capacidade de escoamento, devido a adoção de condutos e superfícies que facilitam a rápida movimentação da água.
Causa das enchentes, inundações e lixiviação... A falta de infiltração nos solos é um dos principais responsáveis por enchentes, inundações e lixiviação, como tem ocorrido nesta safra marcada pela presença do fenômeno climática El Niño. ...