É assim que a alma é compreendida como princípio de movimento, gerando a vida, mas participando do que é divino. É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas.
Platão divide a alma em três partes ou funções: uma parte concupiscível ou sensual, a mais relacionada com as necessidades corporais; uma segunda parte irascível, correspondente aos impulsos e afetos, e, por último, a parte racional, mediante a qual é possível o conhecimento das ideias e a volição em sentido ...
Para Platão a alma era dividida em três partes: a racional, situada na cabeça, a passional, no peito, a apetitiva, no abdômen.
Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.
Segundo Platão, a relação entre corpo e alma se dá por meio da relação de mortalidade e mudança de fase. Platão descreve a alma como sendo imortal, enquanto o corpo é mortal, onde após a morte da parte física humana essas partes serão dissociadas.
A palavra virtude deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência. As chamadas Virtudes Cardeais foram definidas por Platão no livro IV da República e são: Prudência (sabedoria), Justiça, Temperança e Fortaleza (Coragem, Força). O texto diz que essas são as virtudes centrais do ser humano.
Quatro são as provas da imortalidade da alma encontradas no Livro I. Delas constam os seguintes argumentos: consensus omnium gentium, a alma como ar aquecido, a alma como princípio de movimento e a alma como quinta natureza.
Pitágoras
A alma é imortal quando tem a mesma natureza do eidos, quando tem por objeto de conhecimento o que há de mais verdadeiro em todas as coisas. A alma do homem comum se deixa levar pelas concupiscências e prazeres do corpo.
Essa parte estaria localizada na cabeça e seria responsável pela racionalidade do corpo. Ela seria responsável por dar o entendimento, a razão, o pensamento, o intelecto do corpo. Essa função persistiria após a morte do corpo e seria a dimensão propriamente eterna.
Sendo assim, nosso corpo faz parte do Mundo dos Sentidos e nossa alma faz parte do Mundo das Idéias, por que nosso corpo, assim como tudo no Mundo dos Sentidos, está se deteriorando, envelhecendo e morre e nossa alma não, porque ela é imortal, e por isso ela vai para o Mundo das Idéias.
Sendo assim, quer parecer-me que apresentamos um argumento bastante forte para afirmar que as almas dos mortos terão necessariamente de estar em alguma parte, de onde voltam a viver.” A reminiscência, destacada por Platão, corrobora o princípio da reencarnação, como é dito na mesma obra: “É também, Sócrates, voltou ...
Na verdade, a reminiscência platônica é “reminiscência” apenas na medida em que é o conhecimento de algo que necessariamente deve ter sido de fato conhecido anteriormente, sem implicações subjetivas. A reminiscência seria um método de investigação especial apenas se tais implicações subjetivas estivessem em causa.
O que é reminiscência? Ao pensar a teoria da reminiscência, também chamada anamnese, Platão propõe como papel fundamental ao filósofo, fazendo uso da maiêutica socrática, a responsabilidade de fazer a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anterior à encarnação no corpo.
Aristóteles
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional.
4 AS FACULDADES DA ALMA Tal qual Aristóteles, Ibn Sina sustenta que há três espécies de alma, a saber: alma vegetal, alma animal e alma humana.
Sócrates
O fôlego de vida, o ser humano em si. ser imortal, mas é mortal, visto que é e faz parte do corpo humano. Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". ...
Qual é a relação entre o que define o homem e a máxima délfica “Conhece-te a ti mesmo”? RESOLUÇÃO: A) Para Sócrates o homem é a sua alma (psychè) e, por sua vez, a alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral. ... Desse modo, Sócrates demonstra o ser humano e suas particulari- dades em sua filosofia.